Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudante é preso por perseguir jornalistas e influencers nas redes sociais em Teresina

Jovem de 20 anos usava o nome de jornalistas conhecidos na capital para se aproximar das vítimas, que em geral eram mulheres. Ele enviava mensagens de cunho sexual.

10/05/2023 às 07h45

26/09/2023 às 07h27

Um estudante de 20 anos identificado pelas iniciais E.C.R foi preso na manhã desta quarta-feira (10) em Teresina acusado de perseguir jornalistas e influencers aqui da capital. A prisão foi efetuada pela Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática, uma vez que as perseguições ocorriam através das redes sociais em uma modalidade criminosa conhecida como stalker.

Estudante é preso por importunação sexual e stalker - (Divulgação/SSP-PI) Divulgação/SSP-PI
Estudante é preso por importunação sexual e stalker

Conforme o delegado Humberto Mácola, coordenador da Delegacia de Crimes Virtuais,

pelo menos cinco jornalistas e duas influencer denunciaram as perseguições em suas redes. O acusado ainda se apresentava com nome falso. As vítimas relatavam que alguns perfis estavam entrando em contato e enviando mensagens de cunho sexual.

“Ele usava o nome de jornalistas conhecidos na cidade para se aproximar das vítimas e, a partir daí, começar o envio de mensagens de cunho ofensivo e sexual. A partir disso, fizemos nossas ações de investigação e todos esses perfis falsos desembocaram nesse único indivíduo”, explica o delegado.

Delegado Humberto Mácola, coordenador da Delegacia de Crimes Virtuais - (Foto: Assis Fernandes/ O Dia) Foto: Assis Fernandes/ O Dia
Delegado Humberto Mácola, coordenador da Delegacia de Crimes Virtuais

E.C.R foi preso em sua residência, localizada no bairro Mocambinho II, na zona Norte de Teresina nas primeiras horas da manhã de hoje (10). "Nós adentramos com um mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva, deferido pelo Poder Judiciário, e efetuamos a prisão na casa dele. Ele confeccionava perfis falsos, muitos deles de jornalistas conhecidos, e abordava outras jornalistas, para garantir uma credibilidade, iniciava uma conversa e em determinado momento enviava vídeos e fotos de cunho sexual", destaca o delegado Humberto Mácola.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Com ele a polícia encontrou o celular e o notebook, supostamente usados para cometimento dos crimes. Os objetos foram apreendidos para perícia. O estudante confessou o crime e foi encaminhado para a delegacia para os procedimentos formais. Em seguida, ele será encaminhado para o sistema prisional, e responderá pelos crimes de importunação sexual e stalker. A polícia não informou a instituição onde o jovem estuda.

Com informações de Raimundo Lima (O DIA TV)

Mais sobre: