Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Escolas de Teresina intensificam controle de acesso após ameaças de ataque

A Polícia Militar, juntamente com outros órgãos de segurança do Piauí, estão fazendo o monitoramento em todas as regiões da Capital

12/04/2023 10:26

Após as ameaças de ataques a escolas de Teresina, semelhante ao que tem ocorrido em outras cidades do Brasil, os órgãos de segurança do Piauí têm acompanhado e desempenhado esforços para garantir a integridade dos estudantes e do corpo docente. Diante disso, as escolas têm adotado algumas medidas, especialmente no controle de acesso às unidades de ensino da Capital. 

Segundo o capitão Antônio Carmos, comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), a Polícia Militar tem realizado blitzes escolares no intuito de acompanhar a entrada e saída de alunos, bem como controlar o acesso às unidades de ensino. 


Leia tambémApós ameaça de massacre, Guarda Municipal vai fazer rondas próximo às escolas de Teresina 


Capitão Antônio Carmos, comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar (Foto: Tony Silva/ODIA TV)

“Com os últimos episódios, recebemos o reforço de todas as unidades da capital, envolvendo todos os Batalhões, para que façamos o enfrentamento dessas fake news, cujo único sentido é causar pânico para as escolas. A Polícia Civil também entrou nessa linha de investigação dessas fake news. As viaturas dos batalhões da área estão fazendo o perímetro escolar, todos atentos a qualquer situação que venha a desarmonizar o ambiente escolar”, disse.

O comandante pontua que o sistema de Segurança Pública do Piauí está integrado e tem acompanhado os acontecimentos nacionais para trazer estratégias que possam integrar e intervir com boas práticas. Esse trabalho está sendo feito tanto em Teresina como em outros municípios do Estado que também foram foco de ameaças.

(Foto: Divulgação/PM-PI)

“Os batalhões daquelas regiões também estão fazendo o acompanhamento e monitoramento das escolas, assim como a Polícia Civil, que está acompanhando as informações. O Sistema de Segurança está focado em qualquer situação que fuja da normalidade. Algumas áreas tiveram mais casos que outras áreas, mas nada que seja algo de preocupação, e que está dentro do nosso controle de segurança”, reforçou o capitão Antônio Carmos.

Pais devem ficar atentos à rotina dos filhos

O comandante da CIPE, capitão Antônio Carmos, orienta que os pais acompanhem a rotina dos filhos, tanto no que se refere às companhias como no que eles acessam na internet. Segundo ele, os pais devem saber o que os jovens fazem no dia a dia e com quem se relacionam e não atribuir essa responsabilidade somente às escolas.

“O Sistema de Segurança Pública do Estado está monitorando e acompanhando esses casos, mas convocamos a família para que acompanhem o desenvolvimento desses jovens e não depositem essa responsabilidade somente à escola. Precisamos saber o que esse jovem está fazendo no dia a dia, com quem está se relacionando, quem são os amigos, os grupos que ele está se relacionando e qual a filosofia que ele está seguindo, se é a mesma da família. A internet é um mundo na mão dos jovens, então as famílias precisam saber que relacionamentos esse jovem está construindo dentro da rede de internet e estar vigilantes, pois existem coisas boas e ruins”, disse.

Caso os pais tenham dificuldades e saibam como acompanhar os filhos, a orientação é buscar as escolas, que contam com uma equipe multiprofissional.

Fonte: Com informações de Tony Silva (ODIA TV)
Mais sobre: