Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enfermeiros realizam manifestação nesta terça (2) na Prefeitura de Teresina

Em caso de não haver acordo, o SENATEPI alerta que pode de ser deliberada uma greve por tempo indeterminado

01/03/2021 15:31

Os profissionais de enfermagem da rede municipal de saúde de Teresina convocam para a manhã desta terça-feira (2) uma manifestação em frente ao Palácio da Cidade, sede da Prefeitura da capital, para protestar contra a retirada de benefícios dos servidores que atuam na linha de frente da pandemia de Covid-19 . O movimento terá início às 8h.


Leia também: Covid-19: FMS mantém quatro postos de vacinação abertos nesta segunda-feira 


“Os profissionais da Enfermagem vinculados a Fundação Municipal de Saúde foram surpreendidos com a  diminuição de 50% no valor dos plantões e de 20% da insalubridade  para quem está trabalhando no setor COVID-19, além de cortes na remuneração dos profissionais de outros setores”, elenca o  Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Tecnicos Em Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI).

Foto: Divulgação / Senatepi

O presidente do sindicato, Erick Riccely, afirmou que a categoria está revoltada com o que chamou de medida unilateral da FMS. "A decisão da Fundação não respeita os trabalhadores da saúde  e não leva em consideração  a população que já está sofrendo com quase 100% dos leitos de UTI ocupados", disse.

Os profissionais de enfermagem realizarão no mesmo local uma assembleia geral e esperam ser chamados pela gestão municipal para uma negociação. Em caso de não haver acordo, o SENATEPI alerta que pode de ser deliberada uma greve por tempo indeterminado de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Veja as pautas da Assembleia Geral da categoria

  • Corte da majoração da insalubridade;
  • Corte do adicional de plantão;
  • Corte de salários do setor Covid;
  • Descontos abusivos por faltas;
  • Uso das verbas do Previne sem repassar a categoria;
  • Paralisação de ADVERTÊNCIA;
  • GREVE por tempo indeterminado, caso não haja acordo.

Mais sobre: