Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Empresário é preso por encomendar roubo de carro que culminou na morte de Flávia Wanzeler

Gustavo Soares Santos é dono de uma barbearia e apontado pela polícia como líder de uma quadrilha interestadual especializada em roubar veículos para revendê-los.

01/06/2023 às 10h19

28/09/2023 às 06h10

Um empresário de Teresina, identificado como Gustavo Soares Santos, foi preso nesta quarta-feira (31) acusado pela polícia de ter encomendado o roubo de carro que resultou no assassinato da estudante de Medicina, Flávia Wanzeler Sampaio. O caso aconteceu em fevereiro deste ano na zona Leste da capital. Gustavo é dono de uma barbearia, mas, segundo a polícia, atua como líder de uma organização criminosa interestadual especializada no roubo de veículos.

Gustavo Soares Santos foi preso por envolvimento no roubo que resultou na morte de Flávia - (Divulgação/Polícia Civil) Divulgação/Polícia Civil
Gustavo Soares Santos foi preso por envolvimento no roubo que resultou na morte de Flávia

A informação foi compartilhada pelo delegado Francisco Baretta, coordenador do Departamento de Homicídios. De acordo com ele, Gustavo financiava o crime em Teresina. “Ele colocava os bandidos para roubar carros em Teresina e vendia esses veículos sob encomenda. Inclusive ele alugava carros em locadoras para os bandidos saírem em Teresina e outros municípios fazendo o levantamento de onde tinha o carro que ele estava encomendando, as características daquele veículo”, relatou o delegado.

O delegado Francisco Baretta, coordenador do Departamento de Homicídios, deu detalhes da investigação - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
O delegado Francisco Baretta, coordenador do Departamento de Homicídios, deu detalhes da investigação

Ainda segundo a polícia, o empresário chegou a alugar uma casa em Teresina para guardar esses carros roubados. No local, ele adulterava os dados identificadores desses veículos (placa e chassi), cloná-los e poder revende-los em estados como Ceará e Maranhão.

Conforme explicou o delegado Baretta, no dia do latrocínio de Flávia Wanzeler, os criminosos já haviam feito pelo menos outras três tentativas de roubar um veículo que atendesse às exigências de Gustavo. Na quarta tentativa, eles cruzaram com a estudante de Medicina e o namorado dela trafegando em baixa velocidade por uma rua próximo à Avenida Homero Castelo Branco. Foi então que decidiram cercar o carro e fazer o roubo, que acabou resultando nos disparos de arma de fogo e na morte da jovem.

Flávia Wanzeler estava no carro com o namorado quando foi abordada pelos criminosos - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Flávia Wanzeler estava no carro com o namorado quando foi abordada pelos criminosos

“Eles agiram no ímpeto em trancar o carro dela porque queriam concluir o roubo para dar algum resultado para os demais membros da quadrilha. Eles não podiam sair e chegar sem nada. O Gustavo dava mais ou menos o modelo que ele queria e os criminosos saíam nas ruas atrás de atender”, finalizou Baretta.

O delegado responsável pelo inquérito, Divanilson Sena, chegou a colher novamente os depoimentos dos outros presos na ação. Os indivíduos conhecidos como Biel, Ceará e Macapá foram detidos em flagrante à época do crime. Biel chegou a afirmar que recebeu R$ 1 mil para praticar o roubo que resultou na morte de Flávia. Neste novo depoimento, eles confirmaram à polícia o envolvimento dos demais presos no esquema.

Além de Gustavo Soares Santos, também foi preso na ação do Departamento de Homicídios um quinto envolvido no crime: Carlos Eduardo Gomes Lúcio. Segundo a polícia, ele era o motorista do carro onde estavam Biel, Macapá e Ceará no momento da do roubo.

Leia também:

Carro usado no assalto que causou morte de estudante de Medicina é encontrado na Tabuleta

“Um pouco de mim se quebrou”, diz mãe de estudante de medicina morta em Teresina

Acusados de matar estudante de medicina em assalto viram réus no processo

Assaltante que matou estudante de medicina disse que tiro foi 'efeito colateral' do roubo

Mais sobre: