Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, criança aprende a ler por aplicativo de celular e viraliza nas redes sociais

O pequeno Davi vem aprendendo a ler e escrever através do 'GraphoGame'

28/06/2021 12:40

Davi Martins é uma criança de quatro anos que nasceu com malformação de membros superiores e inferiores e que, sem ir para escola, vem se alfabetizando através de um aplicativo no celular. O ‘GraphoGame’ é um app gratuito criado pelo governo federal para incentivar o aprendizado da leitura.

(Foto: Divulgação)

Os vídeos de Davi mostrando sua rotina diária, brincando e estudando viralizaram  nas redes sociais e chamaram atenção de Carlos Nadalim, Secretário Nacional de Alfabetização, que veio a Teresina nesta segunda (28) para conhecer Davi e sua família. 

A mãe do pequeno Davi disse ao PortalODIA.com que por muito tempo tentou engravidar e após tratamento, descobriu a gravidez. Contudo, ela precisou lidar com a notícia da deficiência de seu filho. “Foi um baque quando descobri, mas quando vi o rostinho do Davi pela primeira vez, foi uma benção! Como mãe, eu me orgulho muito de cada conquista, é um motivo de alegria sempre que ele ultrapassa seus limites”, declara Marina. 

Davi é uma criança inteligente e extrovertida, que busca sua autonomia. Marina contou que descobriu o aplicativo junto com a professora de reforço de Davi. “O meu filho faz aulas de reforço e, conversando com a professora, decidimos procurar um aplicativo que pudesse ajudar, pois eu acho esse método mais fácil. Então achamos o ‘GraphoGame’, ele gostou e eu baixei no tablet dele”, declara. 

A mãe diz que Davi imediatamente se familiarizou com o aplicativo e o usa todos os dias. “Através do app ele aprende a pronunciar as vogais e consoantes e também já sabe escrever seu nome”. Marina confessa que começou a gravar vídeos de Davi por pedido dele mesmo, com o intuito de ganhar moedas nos aplicativos. Nesse período, as gravações começaram a viralizar em diversas páginas de notícias e entretenimento. 


“A gente começou a gravar vídeos dele e de repente muitas pessoas começaram a seguir e pedir para que a gente continuasse postando. Diariamente as pessoas dizem que Davi é luz, que ele motiva as pessoas e as fazem refletir sobre a vida, sobre a gratidão”, afirma Marina, mãe de Davi.

Edição: Ithyara Borges
Mais sobre: