Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, 400 taxistas estão com alvarás irregulares; Strans convoca para regularização

Os motoristas devem agendar o atendimento de acordo com a ordem numérica da sequência do número da permissão de cada taxista

01/02/2023 12:24

Em Teresina, dos 1.994 taxistas cadastrados no sistema, apenas 1.594 estão com os alvarás regulares. Diante disso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) está convocando os 400 taxistas que estão irregulares para atualizarem suas permissões de circulação. 

Para isso, os taxistas devem agendar o atendimento, de acordo com o cronograma estabelecido em calendário, e por ordem numérica da sequência do número da permissão de cada taxista, com início em 1° de fevereiro e finalizando em maio de 2023.

O chefe de Divisão de Vistoria da Gerência de Licenciamento e Concessão da Strans, Wolney Bruno Sousa, explica que os taxistas devem providenciar o quanto antes a documentação exigida para que não tenha problemas na renovação da permissão de táxi, uma vez que o profissional que não estiver com a documentação obrigatória não poderá renovar o alvará.

(Foto: Divulgação/Strans)

“Na Strans, será feita a análise da documentação de renovação e vistoria nos veículos, verificando equipamentos de segurança e idade do táxi. O taxista que não estiver com a documentação obrigatória, não poderá renovar o alvará. Aqueles que não renovarem o alvará dentro do prazo trabalharão de forma ilegal e poderão ser punidos”, explicou o chefe de Divisão de Vistoria da Strans.

Caso o taxista verifique que, por algum motivo, o número do alvará não consta na listagem, o motorista pode verificar a sequência do número da data que consta na tabela. Serão uma média de 24 permissionários atendidos por dia na sede da Strans. A tabela com o cronograma de agendamento para renovação de alvarás está disponível no site da Prefeitura de Teresina. 

Em caso de dúvidas sobre a lista da documentação exigida e as datas de agendamento, o permissionário taxista pode enviar mensagem para o WhatsApp (86) 3122-7609 da Gerência de Licenciamento e Concessão da Strans.

Confira a documentação exigida para a renovação da permissão de táxi: 

- requerimento com assinatura do requerente;
- cópia da permissão original ou protocolo;
- cópia do CRLV do veículo (atualizado);
- cópia da CNH com a observação de que exerce atividade remunerada (EAR);
- cópia da aferição do relógio (certificado de verificação) do Inmetro (atualizado);
- cópia do certificado do curso de taxista;
- cópia do alvará de localização e funcionamento;
- cópia de comprovante de residência (de até 3 meses);
- certidão criminal da Justiça Federal;
- certidão criminal da justiça estadual em 1ª instância (caso positivo apresentar certidão;
- criminal da justiça estadual em 2ª instância);
- certidão negativa de débito do Município.

Mais sobre: