Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em reforma administrativa, Prefeitura de Teresina extingue duas secretarias

O projeto está em fase de conclusão e será encaminhado à Câmara Municipal assim que o ano legislativo iniciar.

02/02/2021 10:09

Com a reforma administrativa da Prefeitura de Teresina, duas secretarias municipais serão extintas e transformadas em coordenadorias. O projeto está em fase de conclusão e será encaminhado à Câmara Municipal assim que o ano legislativo iniciar. Além disso, serão extintas ainda 21 ouvidorias e criada uma secretaria voltada para a segurança pública. Além disso, serão extintas 21 ouvidorias, permanecendo apenas a Ouvidoria Geral do Município.

O secretário municipal de Governo, Adolfo Nunes, destacou que o texto está sendo finalizado e que, assim que o ano legislativo foi aberto pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o projeto seja encaminhado à Casa. “Eles [vereadores] vão ter que formar essas comissões técnicas para fazer essa análise e aprovação”, disse.

De acordo com o projeto, a Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias será incorporada como coordenadoria à Secretaria Municipal de Planejamento, enquanto a Secretaria Municipal de Comunicação Social será integrada à Secretaria de Governo, também como coordenadoria. Adolfo Nunes destacou que essas secretarias foram escolhidas como forma de enxugar a folha.

“Quase não teremos economia, mas chega a ter economia. Nós fizemos algumas reduções de funções e cargos e foram criadas outras, mas é tirando daqui e colocando aqui. Foram escolhidas essas duas secretarias para dar mais agilidade e praticidade em resolver as coisas. Formamos uma comissão com empresários de vários segmentos para desburocratizar nos processos, mas não gerou despesa nenhuma”, comenta.


Em reforma administrativa, Prefeitura de Teresina extingue duas secretarias. Adolfo Nunes - secretário municipal de Governo (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Segurança

Outra mudança diz respeito às desvinculações da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Públicas (Semcaspi).

“Com todos os Cras, Creas, ONGs e demais ações de cunho social, a Semcaspi estava com uma tarefa muito pesada, e foi daí que surgiu a ideia de desvincularmos esses órgãos, criando assim a Coordenadoria Municipal de Segurança Social e Patrimonial, que será comandada pelo coronel Nixon Frota”, conta Adolfo Nunes.

Superintendências

O secretário municipal de Governo revelou também que as superintendências de desenvolvimento urbano (SDUs) sofrerão mudança em suas nomenclaturas, passando a serem chamadas de Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs).

“Teresina cresceu muito na região Norte, se estendendo muito após aquela região do rio. Por isso, dividimos a SAAD em duas, sendo a Centro/Norte e a Norte, que ficará responsável pela Grande Santa Maria”, fala.

Mais sobre: