Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em ato, fiéis vão abraçar Igreja São Benedito

Ato faz parte de uma série de ações para levantar o valor necessário para a reabertura da igreja, fechada desde 2016 para obras.

20/02/2019 10:47

A Igreja São Benedito está fechada desde janeiro de 2016, quando foi iniciada uma obra de reforma com pintura externa das paredes e das portas e foi dado início a um projeto de climatização e construção de uma subestação. Em setembro do mesmo ano, uma das torres de sustentação da igreja caiu e, por ser tombada, foi necessário um laudo técnico de avaliação das torres solicitado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para o início da reconstrução.

Após o incidente com a torre, o Ministério Público isolou a área e, desde então, a administração da cúria arquidiocesana vem tomando todas as medidas necessárias, junto aos órgãos competentes, para a retomada das obras na Igreja São Benedito.

E visando levantar o valor necessário para a reabertura de uma das principais igrejas da cidade, garantindo também a segurança e o conforto dos fiéis, o novo pároco, Frei Chagas, está convocando a população teresinense para um momento de fé e de oração no dia 22 de fevereiro, próxima sexta-feira: um abraço luminoso ao redor da igreja.


Foto: O Dia

“Estamos esperando pelos órgãos públicos. Enquanto isso, pensamos neste ato que significa estar perto, demonstrar afeto através do abraço e evidenciar que esse é um ato de solidariedade, pois o templo está fechado e não temos uma previsão de reabertura da casa de Deus. Então enquanto isso, estamos rezando. Essa é uma maneira de contribuirmos, ao mesmo tempo em que esperamos pelas respostas das autoridades. Vamos dar esse abraço aconchegante na nossa querida igreja que há mais de dois anos está fechada”, diz o Frei Capuchinho.

O abraço luminoso ocorrerá logo após a santa missa das 17h30, celebrada no Convento São Benedito, ao lado da igreja. A coordenação pede que a população de Teresina compareça e leve velas para serem acesas durante o momento de oração e abraço no templo sagrado, com o objetivo de pedir as bênçãos e a intersecção do Pai pela reabertura da igreja.

Sobre a igreja

A Igreja São Benedito é considerada um dos principais símbolos da Igreja Católica em Teresina, pois está localizada no coração da cidade, no início da Avenida Frei Serafim.

A pedra fundamental da edificação foi lançada em 13 de junho de 1874 e sua sagração ocorreu no dia 3 de junho de 1886. A igreja demorou 12 anos para ser concluída e foi uma iniciativa do missionário capuchinho italiano Frei Serafim de Catânia, da ordem dos franciscanos, que veio para Teresina em 10 de maio de 1874.

O templo tem mais de 140 anos e foi o terceiro a ser construído na capital. Na época, a igreja foi erguida em regime de mutirão e todo o material de construção empregado foi, a princípio, doado pelo governo da época e, também, pela comunidade que ajudou a transportá-lo para o canteiro de obras.

Por: Da Redação
Mais sobre: