Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

THE: Mulher levada por enxurrada durante chuva é encontrada morta

O acidente ocorreu quando a vítima tentava atravessar uma rua do residencial Torquato Neto na noite deste domingo. O local estava alagado e com forte correnteza.

10/12/2018 08:10

Atualizada às 13h20

O prefeito Firmino Filho (PSDB) lamentou a morte de Carla Daniela Moraes, falecida em decorrência da enxurrada ocorrida no residencial Torquato Neto.

"Entendemos a dificuldade que a população do Torquato está passando, estamos solidários em relação a isso. Lamentamos a morte dessa senhora. Já estivemos lá várias vezes vendo a situação em que se encontram as ruas e é importante ressaltar que essa é uma obra complexa, com valor bem acima da nossa capacidade de investimento. Por isso, levamos até Brasília o projeto em busca dos investimentos necessários, por isso a demora na liberação", afirmou Firmino Filho.

O tucano também disse que as deficiências observadas na drenagem de água neste e em outros residenciais foram provocados por erros técnicos que ocorreram em suas construções. O prefeito lembra que os residenciais foram feitos por meio do programa do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida", financiados pela Caixa Econômica Federal.

"Temos hoje o mais grave problema de drenagem da cidade que foi criado artificialmente por erro de projeto, por falta de responsabilidade técnica", afirmou Firmino na manhã desta segunda-feira (10). 

Ainda de acordo com o prefeito, independente da responsabilidade, a Prefeitura está finalizando o processo licitatório para a contratação da empresa que fará a construção da galeria. De acordo com a PMT, a obra é complexa e tem orçamento de mais de R$ 70 milhões somente para a primeira fase.

"No passado foram feitos vários conjuntos do Minha Casa, Minha Vida. A construção e o loteamento geraram um problema de drenagem onde não havia, desrespeitaram o caminho das águas e elas reagem. Foi exatamente o que aconteceu no Torquato Neto. Independente disso, a Prefeitura buscou desde o início procurar os responsáveis para poder partilhar os custos. Não fomos bem sucedidos, mas, mesmo assim, conseguimos desenvolver o projeto com apoio do Ministério das Cidades e os recursos estão empenhados", ressaltou Firmino.

Atualizado às 11h40

O corpo da mulher que desapareceu durante enxurrada no residencial Torquato Neto, zona Sul de Teresina, foi encontrado soterrado por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (10) em um matagal. O corpo foi localizado com ajuda de populares que se empenharam nas buscas. Equipes do Corpo de Bombeiros estavam desde a noite de ontem tentando localizar a vítima. 

Ela foi identificada como Carla Daniela Moraes e tinha 32 anos de idade. Era da cidade de Bacabal – MA e estava visitando familiares em Teresina. A família da vítima acompanhou o resgate, mas não quis dar entrevistas. O corpo da mulher foi achado há mais de 500 metros do local onde teria desaparecido.

Os moradores do bairro entrevistados pelo O DIA chamam a rua onde ocorreu o acidente de “Rua sem Prefeito”, por conta dos grandes buracos e falta de saneamento básico e pela precariedade durante as fortes chuvas. O Portal O DIA entrou em contato com a Prefeitura de Teresina, mas ainda não obteve resposta.

Local bastante alagado e com erosões no solo após a chuva (Lalesca Setubal/O DIA TV)

Matéria original

O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite deste domingo (09) para socorrer uma mulher que teria desaparecido durante um alagamento no Residencial Torquato Neto, zona Sul de Teresina. De acordo com o Tenente Lima, do comando de resgate do Corpo de Bombeiros, os oficiais foram acionados por volta das 19h50. No horário chovia bastante na Capital. 

Segundo informações de populares, a mulher teria saído de casa para comprar uma bebida. Ela teria deixado os dois filhos na casa de parentes e atravessado a rua. No entanto a água da chuva formou um córrego na via e a forca da correnteza teria levado a vítima. 

Moradores inicialmente acreditaram que uma das crianças estava na companhia da mulher, mas o Corpo de Bombeiro desmente a informação. “A ocorrência chegou aqui como se fosse uma criança que estivesse sido arrastada. Mas nós constatamos que a vítima na verdade se tratava de uma mulher já maior de idade. 


Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver a indignação de um morador com a situação do bairro, que alaga constantemente. “Isso já foi denunciado, Porque eu já fiz vários vídeos falando sobre essa falta de infraestrutura que a gente tem. Tem um homem desesperado ali no final procurando pela mulher dele, quem é que vai arcar com essa responsabilidade toda?”, lamenta o vendedor Wilson Barbosa no vídeo. 

As buscas se iniciaram por volta das 20h, com a ajuda de grande parte dos moradores que se solidarizaram com a tragédia, e se estenderam durante a madrugada, quando foram pausadas. Na manhã desta segunda-feira (10), segundo o tenente Lima, o Corpo de Bombeiros retoma ao local do acidente para tentar localizar a vítima. 

Por: Lucas Albano, Lalesca Setubal e Cícero Portela
Mais sobre: