Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Durante fiscalização, são apreendidas sucatas em vários pontos da cidade

A SDU Sul realizou a ação após notificar proprietários que infringiram leis municipais e federais.

12/12/2018 09:44

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU-Sul) apreendeu diversos veículos em sucatas na zona Sul de Teresina durante a manhã da terça-feira (11). Os proprietários das sucatas foram notificados com antecedência acerca das infrações cometidas e, devido a permanente inadequação e falta de providências, foi realizada a remoção do material pelos fiscais da SDU-Sul, com apoio da Polícia Militar e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). A SDU Sul contabiliza entre 30 e 50 sucatas na região Sul da Capital. A operação foi iniciada em uma sucata na Avenida Maranhão, no bairro Saci. Foram apreendidos oito veículos nesses locais.

Segundo o gerente de fiscalização da SDU Sul, Rogério Rodrigues, as sucatas do bairro Tabuleta estão infringindo a lei de forma mais intensa. O objetivo da ação foi liberar o trânsito da região e evitar a proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya. “Nós resolvemos fazer a operação agora, porque as sucatas estão em um nível de infração muito alto. Você vê que está intransitável, a área pública está toda invadida com veículos e temos agora um inverno bastante generoso e as sucatas representam um perigo, pela questão da proliferação do mosquito Aedes aegypti”, diz.

Foto: Assis Fernandes/O DIA

Pedro Miranda é proprietário de uma das sucatas com material apreendido pela SDU Sul. Ele trabalha no local há cerca de cinco anos e reconhece que os proprietários foram notificados pelo órgão a respeito da fiscalização.

“A Prefeitura trabalha certo. O problema hoje é mão de obra que a gente não tem e espaço. Não tem muitas vendas, o comércio caiu. Se tivéssemos mais vendas esses carros não estariam aí. Agora é pagar a multa e resgatar, porque são carros para fazer, não são sucatas. Eu acho que a Prefeitura deveria levar as sucatas e deixar os carros com pneus, mas eles estão levando tudo. A gente vai ver o que pode fazer”, afirma.

O material será levado para uma área da Prefeitura. Os proprietário deverão se encaminhar à SDU Sul levando os documentos e realizar o pagamento da multa e da taxa diária de apreensão. A infração prevista pelo Código de Postura pode chegar a R$ 1.600 e deve ser paga para recuperar o veículo.

Entre as infrações, estão a violação do Código de Postura de Teresina, já que a calçada é utilizada como depósito de sucatas; a ocupação da via pública e a pista de rolamento, cujas infrações estão previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro. A SDU-Sul continuará realizando ações de fiscalização e apreensão de sucatas no período chuvoso.

Edição: Biá Boakari
Por: Ananda Oliveira
Mais sobre: