Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa reavalia remanejamento de médicos do Lineu Araújo a outros hospitais

Prefeitura estuda a melhor maneira de transferir médicos do centro de saúde para atendimento a pacientes covid-19, inclusive nas UTI's.

23/03/2021 10:44

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, visitou o Centro de Saúde Lineu Araújo na manhã desta terça-feira (23) para discutir com a direção da unidade a questão do remanejamento de médicos que lá atendem para outros hospitais com atendimento a pacientes covid-19. 

A decisão de fazer esse remanejamento havia sido criticada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) e após uma conversa com a direção do hospital, a Prefeitura de Teresina decidiu reavaliar essa transferência dos profissionais. O que o CRM alegava que muitos dos médicos que atuam no Lineu Araújo estão há muito tempo sem prestar atendimento intrahospitalar e que estariam sendo designados compulsoriamente para este tipo de atendimento, inclusive em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de covid-19.

Hoje, o prefeito Dr. Pessoa mudou o tom e disse que nenhum profissional será remanejado sem a liberdade de escolha. "Vim conversar com os colegas e eu não aceito na minha administração deslocamento nenhum de colega sem liberdade. Vim conversa com o diretor [do Lineu Araújo] que essa maneira de liberdade tem que fluir". 


Dr. Pessoa visitou o Centro de Saúde Lineu Araújo nesta manhã - Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina

Dr. Pessoa pediu ainda sensibilidade por parte dos profissionais da área médica que atuam no Lineu Araújo para o momento crítico que o sistema de saúde vive atualmente. "No momento de instabilidade de saúde, espero e peço aos colegas que se sensibilizem para que cuidemos melhor dos nossos enfermos, com liberdade, não imposição. Se sensibilizem, ajudem aqueles que estão precisando, que são os pacientes da pandemia", finaliza o gestor.

Teresina deve receber 37 milhões de doses em consórcio com o Governo

Durante a visita ao Centro de Saúde Lineu Araújo, o prefeito Dr. Pessoa comentou a situação da aquisição de vacinas contra a covid-19 por parte de Teresina. A capital integra dois consórcios para compra de insumos: uma parceria com o Governo do Piauí, que prevê que o Estado arque com 50% das despesas de compra e a Prefeitura, com mais 50%; e o consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com outras gestões municipais Brasil a fora.

De acordo com Dr. Pessoa, Teresina deve receber pelo menos 37 milhões de doses da vacina adquirida por meio da parceria com o Governo estadual, mas não deu previsão da quantidade de insumos a serem recebidos pelo consórcio da FNP.

"Estamos trabalhando para que até o fim do ano, todo o povo esteja vacinado", disse o prefeito. Dr. Pessoa, que é médico e integra o grupo de risco dos idosos, se vacinará amanhã contra a covid-19.

Mais sobre: