Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dezenas de famílias ocupam casas em conjunto habitacional de Timon

De acordo com as próprias famílias, os ocupantes não possuem moradia própria e esperam há anos por imóveis em conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida.

17/01/2019 17:45

Dezenas de famílias sem moradia ocuparam nesta sexta-feira (15) casas populares supostamente abandonadas no residencial Miguel Arraes no município de Timon, localizado na região metropolitana de Teresina. De acordo com as próprias famílias, os ocupantes não possuem moradia própria e esperam há anos por imóveis em conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida.

Segundo informações apuradas pelo ODIA junto aos moradores, o residencial, que existe há dois anos, possui cerca de mil casas, e algumas foram transformadas em comércios pelos moradores e outras sequer chegaram a ser ocupadas pelos proprietários, o que teria motivado o mutirão de ocupação no local.

Dezenas de famílias ocupam casas em conjunto habitacional de Timon. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

A aposentada Francisca Maria é uma das pessoas que decidiu ocupar uma das casas do residencial. Segundo ela, o seu imóvel localizado no bairro Cidade Nova estaria com problemas estruturais e, por isso, decidiu ocupar uma das residências supostamente abandonadas. “A minha casa não ia aguentar outro inverno. Fizeram um cadastro reserva para mim, mas nunca me deram uma casa”, afirma.

A aposentada Francisca Maria é uma das pessoas que decidiu ocupar uma das casas do residencial. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

De acordo com a aposentada, as suas filhas residem no residencial e teriam sido elas a informarem que o imóvel estaria desocupado. “As minhas filhas moram aqui e eu fiquei sozinha, então uma delas disse que tinha essa casa desocupada e perguntou se eu não queria vir morar pra cá, e hoje eu vim. Essa casa aqui estava desocupada faz tempo, mais de um ano”, diz.

Para os moradores do residencial Miguel Arraes, a sensação durante a ocupação foi de desespero. Segundo a moradora Valdenia Rodrigues, uma das famílias teria tentado invadir a sua residência durante a madrugada. “Eles estavam puxando a grade e estavam tentando arrebentar o cadeado, foi quando eu acendi a luz e abri a porta, porque eu fiquei no pânico. É uma sensação horrível. Depois disso, eles saíram e foram para a casa do vizinho”, relata.

“Eles estavam puxando a grade e estavam tentando arrebentar o cadeado", diz moradora. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

A reportagem do ODIA entrou em contato com a Polícia Militar de Timon, mas a corporação não soube informar se havia registro de ocorrência sobre a ocupação irregular de casas no residencial Miguel Arraes.

Por: Nathalia Amaral, com informações de Chico Filho.
Mais sobre: