Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Delegado Bonfim Filho morre aos 59 anos em Teresina

Ele estava internado desde abril devido a complicações do diabetes. Bomfim Filho já foi delegado-geral da Polícia Civil e coordenador da antiga Cico.

31/05/2019 09:42

Atualizada às 12h12min

O velório do delegado Bonfim Filho iniciou por volta do meio deia na funerária Pax União, localizada na Avenida Miguel Rosa. O adeus a Bonfim Filho segue até as 17 horas, quando será realizado seu sepultamento no Cemitério Jardim da Ressurreição, na Avenida Mirtes Melão, bairro Gurupi.

Iniciada às 09h42min

Morreu em Teresina nesta sexta-feira (31) ao 59 anos o delegado Francisco Carlos do Bonfim Filho, ex-delegado geral de Polícia Civil do Piauí. Ele estava internado na UTI de um hospital particular desde o último mês de abril devido a complicações do diabetes. Seu óbito foi confirmado ao Portal O Dia pelo delegado Menandro Pedro, que era amigo pessoal de Bonfim Filho.

Bonfim estava aposentado desde 2014, justamente por conta de seu quadro de saúde. Ele vinha lutando há quatro anos contra o agravamento do diabetes e passou os últimos 52 dias internado na UTI de um hospital particular, tendo que se submeter a procedimento hemodiálise três vezes por semana. Nos últimos dias, o quadro do ex-delegado se agravou ainda mais.


Bonfim Filho veio a óbito em Teresina aos 59 anos - Foto: Elias Fontinele/O Dia

Bonfim Filho ingressou nos quadros da Polícia Civil do Piauí em 1984 como auxiliar técnico. Em 1987 foi nomeado como delegado do 8º Distrito Policial de Teresina e no mesmo ano foi designado para atuar na Polinter. Posteriormente, foi nomeado como delegado especial na cidade de Floriano e na Delegacia de Homicídios. O delegado atuou também na Delegacia Regional de Picos, no Departamento de Polícia Metropolitano, como coordenador de todo o serviço de ronda policial no ano 1991 e também no 2º DP e na Delegacia de Entorpecentes.

Em 1995, Bonfim Filho criou o Plantão Geral Metropolitano, para apoiar as delegacias distritais e especializadas. Em 199, foi nomeado delegado-geral de Polícia Civil e depois assumiu a função de Assessor Técnico do Secretário de Segurança Pública e Diretor de Unidade de Subsistema de Inteligência da SSP-PI. Em 2004, participou da criação da Comissão Investigadora do Crime Organizado (atual Grupo de Repressão ao Crime Organizado - Greco), onde também atuou como coordenador.


Foto: Elias Fontinele/O Dia

Em conversa com a reportagem, Menandro Pedro destacou a relevância do trabalho de Bonfim Filho pra a sociedade e a segurança piauiense. “Ele ocupou vários cargos importantes, dentre eles o de delegado-geral e foi um homem que dedicou sua vida ao trabalho e acabou esquecendo muito da saúde. Fica essa tristeza, mas a certeza de que ele fez um trabalho valoroso em prol da sociedade do Piauí e para aqueles que acompanharam sua trajetória, ele nunca vai ser esquecido”, disse Menandro.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí manifestou pesar pela morte do delegado Bonfim Filho. Em nota, o secretário Fábio Abreu destacou a importância do trabalho de Bonfim: “Com muito pesar recebi a notícia do grande delegado Bonfim Filho. As suas contribuições para a Polícia Civil e Segurança Pública do Piauí são incontáveis, como a passagem pelo cargo de Delegado Geral e seu dedicado trabalho na Comissão Investigadora do Crime Organizado-CICO. Um grande homem e profissional. Presto minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento tão difícil”, disse o secretário.

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí (Sindepol), por meio de seu presidente, delegado Higgo Martins, também emitiu nota de pesar pela morte do delegado Bonfim Filho. Veja a nota na íntegra:

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí recebeu com grande pesar a triste notícia do falecimento do Delegado Bonfim Filho, nesta sexta-feira (31).

Prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos(as)  deste guerreiro que no decorrer de sua vida prestou belíssimo exemplo de dedicação à segurança pública do Piauí.

O SINDEPOL, em nome de toda a categoria de Delegados, manifesta sua solidariedade e condolências neste momento de tristeza. 

Descanse em paz, Guerreiro! 

Higgo Martins Moura

Presidente SINDEPOL

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: