Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morador de Timon deve apresentar declaração para entrar em Teresina

Novo decreto assinado pelo prefeito Firmino Filho endurece as fiscalizações nas barreiras sanitárias que ligam os dois municípios. Documento digital deverá ser emitido por aqueles que necessitam acesso frequente a Teresina

18/05/2020 16:31

O prefeito de Teresina Firmino Filho assinou nesta segunda-feira (18) novo decreto que endurece a fiscalização nas barreiras sanitárias que ligam Teresina ao município de Timon, no Maranhão. As medidas visam reduzir a circulação de pessoas na Capital. 

De acordo com o decreto, todas as pessoas que usarem as pontes para entrar em Teresina terão que apresentar às autoridades sanitárias documentos de identificação pessoal, comprovante residencial, habilitação, assim como os documentos do veículo. O decreto prevê ainda que as pessoas comprovem a necessidade de trafegar entre os dois municípios, seja para trabalhar, por motivos de saúde ou qualquer outra justificativa.

Foto: Arquivo O Dia.

A prefeitura permitiu o tráfego de servidores públicos, trabalhadores em empresas privadas, que atuem em serviços essenciais que residem em Timon, mas exercessem as atividades comerciais em Teresina e vice-versa. Todos eles precisam fazer um cadastro no site da Fundação Municipal de Saúde (FMS)  para se enquadrarem nos critérios do decreto.

O documento digital deve ser emitido através do site http://barreiracovid19.fms.pmt.pi.gov.br por aqueles que necessitam acesso frequente a Teresina. O solicitante deve clicar em ‘quero me cadastrar’ para obter o documento exigido durante as fiscalizações nas barreiras sanitárias.

O decreto estabelece ainda punições aos condutores flagrados em Teresina, em desacordo com as condições contidas nele. Entre elas, a aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e apreensão do veículo, que ficará sob responsabilidade do órgão municipal.

Conforme a prefeitura, as barreiras sanitárias serão coordenadas e orientadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) ou Polícia Militar do Piauí (PM-PI).

Confira aqui  o decreto na íntegra.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: