Debate na O Dia TV: eleitor deve ficar informado sobre planos de governo dos candidatos

O debate acontece na próxima quinta-feira (08), às 20h30

07/10/2020 15:18h - Atualizado em 07/10/2020 15:35h

Compartilhar no

A O Dia TV (Canal 23.1) realiza na próxima quinta-feira (08), às 20h30, o primeiro debate com candidatos à prefeitura de Teresina. Todos os dez escolhidos foram considerados aptos pela legislação eleitoral filiados a partidos políticos ou coligação com representação igual ou superior a cinco parlamentares na câmara dos deputados. Essa será uma oportunidade para o eleitor se manter informado sobre os planos de governo além de aspectos específicos de gestão defendidos por cada candidato.

Jornalista Lívio Galeno vai mediar o debate. Foto: Jorge Machado/ Jornal O Dia. 

Para além do debate ao vivo, é importante também que os eleitores fiquem atentos às informações propagadas pelos candidatos. Segundo o cientista político Diarlison Costa, checar os dados repassados por eles é essencial para que o eleitorado não seja influenciado por notícias falsas. 

“Outro ponto importante para os eleitores ficarem atentos diz respeito à propagação de informação seja Fake News ou informações incompleta durante a campanha. É importante também os eleitores checarem as informações em fontes legítimas, que nesse caso são jornais além de sites oficiais como de prefeituras e do Governo Federal”, disse.

Ainda segundo o especialista, pesquisas revelam que grande parte da população tem demonstrado desconfiança nas instituições. Além disso, há também que desconheça as funções exercidas por cada político. 

 “Principalmente em relação ao legislativo e executivo, sejam por motivo de corrupção ou desvio de função. Mas essas perspectivas podem ser levadas, também, por outros motivos. Um dos pontos que chamam a atenção diz respeito sobre a função que o político ocupa. Muitas vezes as pessoas votam em cargos executivos (prefeitos, governadores e presidentes) com a esperança que eles executem funções que não são exatamente da sua competência”, disse. 

O debate na O Dia TV acontece na próxima quinta-feira (08), às 20h30.

O que faz um prefeito, vice-prefeito e vereador? 

Prefeito é aquele que administra um município. Ele é escolhido a cada quatro anos, eleito pela maioria do voto popular e pode se reeleger uma vez e cumprir um segundo mandato. É dever do prefeito manter o bom funcionamento da cidade, sobretudo dos serviços públicos essenciais à população, como saúde, educação, segurança, transporte, saneamento, coleta de lixo e abastecimento de energia. 

Ao vice-prefeito cabe auxiliar nas demandas do prefeito, seja no gerenciamento, definindo diretrizes, ou representando-o em eventos, por exemplo. É muito comum que o prefeito precise se ausentar para cumprir alguns compromissos fora do município. Quando isso acontece, é atribuído ao vice-prefeito as responsabilidades do Executivo municipal.

Já o vereador é aquele que fiscaliza o trabalho do prefeito. Diferente do prefeito, o vereador é escolhido por eleição proporcional. O vereador é o representante do povo dentro da Câmara Municipal, local onde são discutidas e criadas as leis de administração pública da cidade. Além disso, o vereador é quem aprova o uso de verbas públicas pelo prefeito e seus secretários. Assim, ele tem poder de solicitar que eles compareçam à Câmara para dar explicações e até mesmo investigar alguma irregularidade. Cabe ao vereador processar e julgar o prefeito e os vereadores e até mesmo cassar-lhes o mandato.


É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!

Compartilhar no
Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia

Deixe seu comentário