Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: Teresina tem a menor quantidade de casos confirmados em 2021

Foram 611 casos confirmados de covid ao longo da semana passada. A queda é de 84% em relação ao pico da segunda onda, em final de março e começo de abril.

05/07/2021 12:06

A capital piauiense registrou recentemente um índice positivo relacionado à pandemia de covid-19. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), Teresina teve, na semana passada, o menor número de diagnósticos de coronavírus já observado neste ano de 2021. 

Foram 611 casos confirmados da doença entre os dias 27 de junho e 03 de julho. Para efeito de comparação, quando do pico da segunda onda da pandemia, a capital chegou a registrar 3.920 casos em uma única semana ao final de março e início de abril. A queda em relação ao ápice de casos confirmados em 2021 é de 84%.

Outro dado que chama a atenção no boletim diz respeito à quantidade de óbitos decorrentes da covid-19 de residentes na capital: o número caiu de 128 em uma única semana ao final de março e início de abril para 14 na última semana epidemiológica (de 27 de junho a 03 de julho). 


Foto: Arquivo O Dia

Em relação à epidemiológica anterior, a queda nos casos confirmados foi de 48%, os óbitos caíram 38% e as solicitações de testagem caíram 24%.

Ainda segundo a Fundação Municipal de Saúde, a positividade dos testes de covid, ou seja, a proporção de testes que confirmaram diagnóstico da doença, foi a menor já registrada desde o começo deste ano na capital: 18% das testagens acusaram infecção pelo coronavírus ao longo da última semana

Os indícios de que a pandemia vem dando uma leve desacelerada na capital está no R0, o índice de transmissibilidade da covid-19, ou seja, a proporção de pessoas que alguém contaminado pode infectar. Ele segue pela segunda semana consecutiva em um patamar abaixo de 1, o que significa dizer que cada pessoa positivada para o coronavírus tem chances menores de causa uma nova infecção, o que leva a uma tendência de queda nos níveis da doença.

Mais sobre: