Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: "˜Procura por leitos deve aumentar em Teresina"™, projeta FMS

O aumento das infecções foi provocado pelo feriado da Semana Santa

19/04/2021 15:37

Uma projeção da Fundação Municipal de Saúde (FMS) aponta que a procura por leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deve apresentar crescimento nas próximas semanas em Teresina. O aumento das infecções foi provocado pelo feriado da Semana Santa, mesmo com as medidas mais restritivas adotas durante o período em todo o Piauí.


Leia também“É tempo de Cuidar”: campanha arrecada ajuda para pessoas vulneráveis no Piauí 


O presidente da FMS, o médico Gilberto Albuquerque, explica que atualmente a capital segue com estabilidade na taxa de ocupação de leitos e a fila de espera por leitos clínicos continua zerada. Mas a expectativa é de um crescimento na procura por vagas a partir do momento que os infectados nas aglomerações familiares ocorridas na Semana Santa apresentarem os sintomas. 

Foto: Assis Fernandes / O Dia

“Continuamos com zero pacientes na fila de espera por leitos clínicos. Mais ainda temos a fila de espera por leitos de UTI. Avisamos bem antes que teríamos um rebote devido ao período da Semana Santa. Realmente, tivemos. Era para termos baixado a procura por leitos, mas não houve na perspectiva natural da doença porque houve o rebote da Semana Santa”, explicou. 

O médico afirmou que a procura deve começar pelos leitos clínicos, o que irá evoluir para a procura por leitos de UTI. “O que pode acontecer é que tenhamos o período da necessidade de leitos clínicos e logo depois a necessidade de leitos de UTI. Apesar de estarmos no platô, deveremos ter a próxima semana um ligeiro aumento da necessidade de UTI, exatamente porque ela vem de 15 a 20 dias depois”, disse. 

Foto: Divulgação / Ccom

Kit intubação

Gilberto Albuquerque pontuou que outra preocupação é com o estoque do kit intubação, essencial no tratamento de pacientes em estado grave da Covid-19. O presidente afirmou que Teresina necessita de bloqueadores neuromusculares, mas que o Ministério da Saúde já prometeu a distribuição. “Os mais difíceis são os bloqueadores neuromusculares. O Ministério da Saúde nos comunicou na sexta-feira que hoje estará distribuindo aqui em Teresina esse medicamento”, disse. 

O médico descreveu que Teresina tem uma vantagem porque possui muitos hospitais de nível terciário que, por sua vez, tem um movimento cirúrgico muito grande e proporcionou uma determinada reserva dos produtos. 

Mais sobre: