Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Teresina chega à marca de 4 mil casos confirmados

O bairro Itararé lidera a lista de bairros com a maior quantidade de casos confirmados do novo coronavírus. Dados da FMS mostram que 142 pessoas testaram positivo para o vírus

12/06/2020 13:53

A cidade de Teresina registrou nessa quinta-feira (11) mais 11 mortes provocadas pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em apenas um dia. Com o número atualizado, o total de óbitos chegou a 173. Segundo os dados do Painel Epidemiológico da Covid-19 alimentado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), ontem foram confirmados ainda 276 novos casos da doença, o que elevou a contagem para 4.049 pessoas que testaram positivo.

Dos 11 óbitos dessa quinta-feira, sete apresentavam comorbidades como hipertensão, diabetes, obesidade, doenças neurológicas e renais e um paciente que enfrentava dependência química. Por outro lado, quatro das vítimas não apresentam nenhum agravante para a Covid-19. Eles residiam em sua maioria nas zonas Sul e Sudeste (quatro vítimas cada) e zona Leste (três vítimas).


Leia também 

Com 12 mortes por Covid-19 em um dia, Teresina bate novo recorde 

Covid-19: Homem denuncia falta de atendimento em UBS do Porto Alegre 

Covid-19: Qual é a hora certa de buscar ajuda médica? 


O Painel Epidemiológico aponta que o bairro Itararé possui nove mortes provocadas pela Covid-19 e lidera o ranking de bairros com maior quantidade de mortes. Logo em seguida aparecem o Centro e Mafrense, com seis cada; e Promorar, Parque Piauí, São Joaquim, Mocambinho e Portal da Alegria, cada um com cinco óbitos.

O Itararé também lidera a lista de bairros com a maior quantidade de casos confirmados do novo coronavírus. Dados da FMS mostram que 142 pessoas testaram positivo para o vírus. Em seguida, vem o Mocambinho, 128 casos confirmados; Jóquei, com 93 casos; Promorar, 83 casos; e Angelim, com 78 casos. (Veja aqui  como está a situação em seu bairro).

Isolamento social

Dados colhidos pela Startup InLoco , que mede o nível de isolamento social, nessa quinta-feira (11), apenas 42,2% da população da capital permaneceu em quarentena. Os números mostram que os moradores da zona Sul foram os que mais desobedeceram a recomendação do isolamento social. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o nível ideal de isolamento para evitar a proliferação do coronavírus é de 73%.

O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), órgão da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, alerta que a quarentena ainda é uma das principais medidas de contenção. ““Precisamos ter consciência que o isolamento social é uma das poucas armas que nós temos. Nós precisamos ficar o máximo possível em casa, saindo apenas quando for estritamente necessário, lavar muito bem as mãos com água e sabão e tomar todas as medidas de precaução”, afirma Wesllany Santana, enfermeira do COE. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: