Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Teresina alcançou o pico da doença, diz Firmino Filho

Pela primeira vez a quantidade de pessoas que testaram positivo em uma fase da pesquisa foi a mesma da etapa anterior.

29/06/2020 17:19

O prefeito Firmino Filho (PSDB) revelou durante coletiva na tarde desta segunda-feira (29/06) que a cidade de Teresina alcançou o pico da pandemia do novo coronavírus. O gestor afirmou que as últimas três fases da pesquisa sorológica apontam uma estabilização da transmissão da doença e pela primeira vez a quantidade de pessoas que testaram positivo em uma fase da pesquisa foi a mesma da etapa anterior.

“Estamos como se fosse no pico da pandemia. Há três semanas as pesquisas sorológicas mostram que existe uma constância da circulação do vírus. A pesquisa feita nesse final de semana mostra uma dado importante, que pela primeira vez a quantidade de pessoas positivadas em Teresina ficou dentro da margem de erro da semana anterior. A dinâmica do vírus aparentemente está se esgotando”, comentou.

Prefeito Firmino Filho (Foto: Divulgação)

Para o gestor, esse é um forte motivo para que as medidas rígidas de isolamento social sejam cumpridas pela população e os empresários e, assim, ocorrer a redução da quantidade de pacientes que precisam de leitos para tratamento da Covid-19, bem como redução da quantidade de mortes, e a partir da próxima segunda-feira, 6 de julho, a retomada das atividades econômicas seja iniciada na capital.  

“Estamos começando a desce uma ladeira, só que ao descer a ladeira devemos colocar a mão no freio de mão, para garantir muita segurança. Se fizemos um esforço adicional nos próximos finais de semana nós poderemos ter redução da hospitalização, bem como da quantidade de óbitos e isso nos propiciará avançarmos gradualmente entorno da reabertura. Estamos fazendo isso de forma responsável”, completou.

O prefeito anunciou na tarde desta segunda-feira (29/06) o protocolo de reabertura das atividades econômicas  do município. O documento prevê quatro fases de flexibilização com restrições classificada em quatro níveis. Firmino lembrou que a cada 14 dias uma nova fase deve entrar em vigor, contudo, se a quantidade de óbitos e a procurar por leitos aumentar rapidamente, as etapas podem ser interrompida e até o fechamento novamente das atividades. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: