Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19 mata 59 vezes mais que a gripe em Teresina

Em 2019, quatro pessoas foram a óbito por causa dos efeitos graves da gripe

18/06/2020 15:19

Em Teresina, a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já matou 59 vezes mais que síndromes causadas pela influenza, revelam dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A comparação aponta a grave taxa de letalidade da doença em comparação com outras que também atingem o sistema respiratório.

Em 2019, quatro pessoas foram a óbito por causa dos efeitos graves da gripe. Por outro lado, apenas três meses – Teresina registrou a primeira morte no dia 12 de março – a Covid-19 já deixou 238 mortos na capital. A gravidade da doença também é percebida quando comparado o número de pessoas infectadas. A FMS notificou 104 casos de influenza durante o ano passado na cidade. Desde março, o novo coronavírus atingiu 5054 pessoas.


Leia também

Clínicas e hospitais em Teresina: veja novo horário de funcionamento

Teresina: Sargento com Covid-19 ganha festa de aniversário em hospital; VÍDEO 


O infectologista Walfrido Salmito explica que os números muito superiores do coronavírus são justificados pelo alto risco de contágio e letalidade. “O que temos observado é que a Covid-19 é uma doença bem mais perigosa que a gripe, por ser mais contagiosa e letal. A Organização Mundial de Saúde estima que a taxa de mortalidade da Covid-19 já é 10 vezes superior à da Influenza”, afirmou.

O presidente da FMS, Manoel de Moura, alertou para o aumento da quantidade de casos na cidade, o que tem gerado um crescimento na procura pelo serviço de saúde. O presidente explica que a alta demanda cria a necessidade que a rede de atendimento da Prefeitura de Teresina seja ampliada. 

“A necessidade de atendimento em saúde tem crescido. Sabendo disso, a FMS está fortalecendo a rede, com contratação de profissionais, aquisição de equipamentos e insumos, disponibilização de testes rápidos e ampliação de leitos, melhorando a capacidade de assistência e resposta às demandas da população”, disse o presidente. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: