Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: HUT diz que zerou fila de espera por leitos clínicos

Desde a última quarta-feira (7) que as vagas nesse tipo de leito é ofertada imediatamente.

08/04/2021 14:09

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) afirmou nesta quinta-feira (8) que zerou a fila de espera de pacientes da Covid-19 por leitos clínicos exclusivos para o tratamento da doença. Desde a última quarta-feira (7) que as vagas nesse tipo de leito são ofertadas imediatamente. 


Leia tambémCovid-19: em Teresina, novo cemitério será construído por falta de vagas 


“De acordo com dados da Central de Regulação de Leitos do município, que é responsável pelo encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, as solicitações ativas de pacientes com a doença têm disponibilização quase que imediata de leitos clínicos”, disse a assessoria do HUT. 

Foto: Assis Fernandes / O Dia 

No mesmo de março, a fila chegou a ter 200 pessoas a espera por leitos. Desses, um total de 191 foram admitido para tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Até a última terça-feira (6), 124 dessas pessoas já haviam recebido alta médica. 

Apesar da melhora, o diretor geral do HUT, Fábio Marcos de Sousa, lembrou que ainda é necessário o cumprimento de todas as medidas de combate à Covid-19 para que nos próximos dias a fila do leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também seja zerada. 

“Mesmo com a fila zerada, a situação de alerta se mantém, por isso a população deve continuar com todas as medidas de distanciamento social e higienização para que consigamos controlar esse pico da pandemia o quanto antes. Nos próximos dias, a expectativa é reduzir a taxa de ocupação das UTIs que ainda estão todos ocupados e com fila de espera”, afirmou. O HUT possui 53 leitos de enfermaria e 38 de UTI exclusivos para o tratamento da doença. 

Mais sobre: