Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Após dois meses, HUT zera fila de espera por leitos de UTI

Segundo o HUT, desde o dia 08 de março deste ano, esta é a primeira vez em que não há pacientes esperando por leitos de UTI.

03/05/2021 11:45

O Hospital de Urgências de Teresina (HUT), uma das unidades de referência no tratamento da covid-19 na Capital, zerou, nesta segunda-feira (03), a fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o HUT, desde o dia 08 de março deste ano, quando o hospital começou a atender prioritariamente pacientes com covid-19, esta é a primeira vez em que não há pacientes esperando por leitos de UTI. A informação foi confirmada pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) junto a Central Reguladora do Município, órgão responsável pelo encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS.


Leia também: Piauí tem só três cidades sem registros de morte por covid-19 

Em abril, o HUT já havia zerado a fila de espera por leitos de enfermaria covid, destinados a pacientes com quadros mais leves da doença. “Zerar a fila não significa que não apareça mais pacientes, durante o dia é comum aparecer alguns pacientes aguardando leitos hospitalar, porém não é considerada fila, visto que esses encaminhamentos dependem também das condições clínicas dos pacientes e da logística de transporte e com a redução dos casos podemos atender mais rapidamente esses usuários na rede pública”, explica Nayane Formiga, coordenadora do NIR da unidade hospitalar.

Foto: Divulgação/HUT

Para Fábio Marcos, diretor geral do HUT, a abertura de novos leitos e o aumento da capacidade de atendimento da maior unidade de saúde pública vinculada a Fundação Municipal de Saúde (FMS) foi determinante para que a fila fosse reduzida. Apesar disso, ele chama atenção para o fato de que, mesmo com o cenário mais equilibrado, a situação de alerta se mantém. "De toda forma, a taxa média de ocupação dos leitos continua alta, superior a 90% e a população deve continuar seguindo todas as orientações das autoridades sanitárias”, alerta.

Desde o início da segunda onda de covid-19, registrado em março, o Hospital de Urgência de Teresina multiplicou o número de leitos, saindo de 18 para os atuais 94 destinados exclusivamente a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O atendimento foi dividido em alas para continuar a dar suporte a vítimas de trauma e demais doenças não relacionadas à covid-19.

Mais sobre: