Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: 14 pessoas já assinaram termo desistindo da vacina em Teresina

Dentre as alegações estão a marca, origem ou fabricante do imunizante

05/08/2021 10:38

Desde o dia 08 de julho, quando a Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou que as pessoas que se recusassem a se vacinar contra a Covid-19 deveriam assinar um termo de desistência, 14 pessoas já assinaram o documento. Dentre as alegações estão a marca, origem ou fabricante do imunizante.

Essa exigência foi adotada após recomendação administrativa 29ª PJ Nº 11/2021, do Ministério Público do Estado do Piauí. Diante disso, essas pessoas irão para o final da fila da vacinação, ou seja, só terá direito a ser atendida após concluída a vacinação do público adulto, sendo impedida de realizar novo agendamento.

(Foto: ODIA)

De acordo com a FMS, o indivíduo que realizar agendamento ou se dirigir ao drive thru, e, no momento da vacinação desistir de receber a dose unicamente por causa do tipo de imunizante utilizado, deverá assinar um termo de responsabilidade. Caso a pessoa se recusar a assinar, duas testemunhas poderão comprovar a recusa e o termo de desistência terá validade.

O termo de desistência ou recusa de vacinação contra a Covid-19 está disponível para consulta no site da FMS.

A decisão da Fundação leva em consideração o conceito de vacinação como ferramenta de saúde pública, que deve ser vista não apenas como uma ferramenta de proteção individual, mas coletiva, que evita a propagação da doença quando um grande percentual da população é vacinado.

“Todas as vacinas utilizadas no Brasil contra a Covid-19 são eficazes, seguras e passam por rigorosa avaliação da Anvisa antes de serem liberadas para a população em geral. Por isso, todos que estão aptos precisam tomar, independente da origem”, reforça o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

Mais sobre: