Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Comunidades católicas preparam programação para o feriadão

Em Teresina, esta é a 15ª edição do evento, que reúne público de todas as idades.

20/02/2019 08:01

Quem busca tranquilidade neste período de carnaval pode participar da programação especial promovida por grupos vinculados à Igreja Católica. A Comunidade Shalom de Teresina está organizando mais uma edição do evento Renascer, que acontecerá de 3 a 5 de março, na Arena Verdão, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Em Teresina, esta é a 15ª edição do evento, que reúne público de todas as idades. Carolina Rique, uma das organizadoras do carnaval da Shalom, conta que podem participar pessoas de todas as idades, desde crianças, casais, jovens e idosos. Para os pais que quiserem levar seus filhos, o evento também disponibilizará o espaço Renascer Kids.

No encontro, serão oferecidos cursos de diversas temáticas relacionadas à vocação, fé, esperança, caridade, fraternidade e, acima de tudo, como buscar a felicidade plena com base em Deus. Ainda haverá o Seminário de Vida no Espírito Santo, momento em que o participante poderá aprofundar os conhecimentos sobre o amor de Deus, sentir a experiência desse amor fraterno, o que o possibilitará encontrar uma vida nova, alicerçada na felicidade.


Renascer acontecerá de 3 a 5 de março, na Arena Verdão, das 8h às 17h, com entrada gratuita. Foto: Divulgação

“Vamos ter seminário de vida, que é um momento de espiritualidade; cursos; stands da promoção humana, onde trabalhamos a caridade; o espaço da juventude, com os jovens; o vocacional, que é com a comunidade; espaço que ajuda os missionários; confessionários e aconselhamento, além de apresentação de peças artísticas durante o dia e à noite”, detalha Carolina Rique.

Durante o Renascer, haverá missa diária e a participação especial do arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado, além de pregações feitas por representantes da Comunidade Católica Shalom das cidades de Natal (RN) e Fortaleza (CE).

Caroline Rique destaca que o Renascer proporciona uma experiência única aos participantes. “Sempre é uma nova proposta de um carnaval diferente, de uma experiência e alegria que não acaba na quarta-feira de Cinzas, ou seja, o Renascer proporciona uma experiência que perdura e não é sentida apenas em um ano, em um período específico”, enfatiza.

A estudante Carine Carvalho participa do Carnaval promovido pela Shalom desde 2012 e conta que o evento proporciona novas experiências e vivências para os participantes. Pelo sétimo ano consecutivo, Carine irá ao evento e enfatiza o que mais lhe chama atenção. “Eu vejo o Renascer como uma proposta diferenciada de Carnaval, onde eu posso me divertir muito sem me prejudicar com nada e sem me expor a perigos”, afirma.

Festival do Senhor

Outro grupo que promoverá um carnaval diferente é a Renovação Carismática Católica (RCC), da Arquidiocese de Teresina. O tradicional Festival do Senhor acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de março, em 24 locais na Capital.

Na zona Sudeste, será realizado nos Bairro Dirceu I na Comunidade Nossa Senhora do Carmo das 8h às 13h; Dirceu II - na Unidade Pires de Castro das 14h às 20h no domingo e segunda de carnaval, já na terça acontece das 8h às 17h; Novo Horizonte - na Unidade Escolar Modestina Soares, apenas no turno da tarde das 14h às 20h30; Alto da Ressureição - na Unidade Escolar Rui Leite das 13h às 20h e no bairro Renascença, no Centro Estadual Raldir Cavalcante, das 14h às 19h.

A mesma diversão está sendo preparada para a zona Norte e acontecerá no Mocambinho na Unidade Escolar Pequena Rubim das 9h às 18h; Marquês - no Colégio Liberdade São Judas Tadeu das 8h às 19h; Parque Wall Ferraz - na Escola Marista Champagnat das 14h às 20h; Buenos Aires - na Unidade Escolar Cristino Castelo Branco das 14h às 19h; Vila Operária - será realizado na Casa de Maria (Sede da RCC Teresina) das 13h30 às 19h30 e no bairro Bom Jesus na Igreja da Paróquia São Paulo das 14h às 20h.

Em todos os locais terá momentos de louvor, oração, pregação e Santa Missa e não vai ser diferente na zona Leste. No Ininga, o festival acontece na Igreja de Santo Antônio das 14h às 19h; no Escolão da Piçarreira será das 8h às 17h e, no bairro Planalto Uruguai, a Escola Municipal Professor Valter Alencar recebe o evento das 8h às 18h.

Para as crianças, é reservado um espaço muito especial, chamado de Festivalzinho do Senhor, no qual também acontecerá na zona Sul, no bairro Monte Castelo, no Centro de Estimulação Sensorial das 8h às 18h; no Bela Vista II, na Unidade Escolar João Emílio Falcão das 8h30 às 18h30; Lourival Parente - na Unidade Escolar Lourival Parente das 8h às 17h; Promorar - na Unidade Escolar Domício Magalhães das 8h às 18h; Porto Alegre - na Unidade Escolar Auristela Soares Lima das 9h às 19h e, no Angelim, na Escola Zoraide Almeida, das 14h às 19h.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: