Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Clínica de odontologia da UFPI segue fechada há uma ano; estudantes pedem reabertura

Nas clinicas, os estudantes atendem a comunidade com serviços de prótese, canal e implante, atividades que não são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma fácil.

20/05/2021 12:42

Estudantes de odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) denunciaram ao PortalODia.com, que as clinicas de atendimento odontológicos estão fechadas há mais de um ano por causa da pandemia, isso impacta diretamente no ensino do estudante no auxílio a comunidade externa.

Nas clinicas, os estudantes atendem a comunidade com serviços de prótese, canal e implante, atividades que não são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma fácil. De acordo com Pedro Ilo, da turma 100 do curso de odontologia da Ufpi, em outras instituições públicas e privadas os estudantes já retornaram para atividades práticas, inclusive, receberam a vacina contra Covid-19.

 “A Facid, por exemplo, voltou desde agosto de 2020, como outras IE’s particulares, a UESPI de Parnaíba já voltou e os alunos logo foram vacinados, até Floriano já vacinou os alunos de odontologia. Na Ufpi, o internato da medicina está funcionando normalmente e a farmácia vai começar seus estágios no HU, e já serão vacinados”, explica Pedro Ilo.

 Além disso, o acadêmico afirma que a falta de vacinação, impacta diretamente “na vida e na morte dos estudantes”. Pois, o curso já perdeu uma aluna de apenas 23 anos, sem comorbidades e com histórico de atleta.

“Vários alunos sofreram danos na saúde física e mental, não ocorreu nenhuma reunião com todos os alunos até agora, pois os professores seguem um caminho de resolver as coisas da maneira deles”, diz Pedro Ilo.


(Foto: Divulgação UFPI)

Permanência no curso 

Outro problema apontado pela turma de odontologia é o fato do custo de se manter no curso de odontologia é alto, o que dificulta a permanência no ensino superior e aumenta a desistências estudantes. 

“Quem não tem dinheiro tem que desistir por não conseguir pagar o material, e alunos como eu, que pediram dinheiro emprestado para pagar os materiais estão sofrendo com os débitos e não tem previsão de volta antes de 2022, segundo os professores”, conta Pedro Ilo

Pedro Ilo, afirma que a reitoria da UFPI quer que os acadêmicos retornem as clinicas, mas os professores alegam que é necessária uma reforma no local. 

“Eles falam que o CGC (Comitê Gestor de Crise) da Ufpi não aconselha a volta, mas o CGC só aconselha o reitor, ele não é deliberativo, e dia 21 o promotor vai decidir quem está certo, os professores ou a administração superior, em todo caso, só quem sofre com isso são os alunos da instituição”, conclui.

Outro lado

Segundo a Universidade Federal do Piaui (UFPI) havia a previsão de retomada dessas atividades de natureza presencial para este semestre iniciado em março de 2021, mas os decretos estaduais e as recomendações sanitárias de enfrentamento à covid impediram.

Mais sobre: