Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Clássicos do forró embalam os teresinenses no Oxenthe! Sunset

Iniciativa do Sistema O DIA de Comunicação em parceria com o Theresina Hall levanta o público ao som de bandas tradicionais como Xenhenhem e Forrozão Tropykália.

16/03/2019 21:40

Reviver tradições e dar ao teresinense mais uma opção de entretenimento nas tardes de sábado. É esta a proposta do projeto Oxenthe! Sunset, que está tendo sua primeira edição neste sábado (16). O Oxenthe! Sunset é uma iniciativa do Sistema O DIA de Comunicação em parceria com o Theresina Hall e leva para o palco o melhor do forró das antigas, mantendo vivas as raízes de um dos principais estilos musicais do Nordeste.

A iniciativa foi celebrada pelo público, que viu no evento a oportunidade de “reviver o passado”. Foi o que comentou Luciana Carvalho. Fã do Forrozão Tropykália ela conta que foi para o Oxenthe” Sunset para “recordar os bons tempos”. “Eu amo a banda e o ritmo do forró como um todo sempre esteve presente na minha vida, então é bom poder ter essa oportunidade de me reencontrar com minhas raízes”, explica.

A animação nesta edição do projeto ficou por conta de bandas já consagradas no cenário piauiense, como Xenhenhem e o Forrozão Tropykália, e de Cesinha Garcia, revelação do forró do Piauí em 2018. Os shows começaram por volta das 18 horas, atestando o formado inovador do projeto. É o que explica Eudes Ribeiro, apresentar do programa 100% Forró, na FM O DIA, e um dos organizadores da festa.

“Como o próprio nome diz, é um show que começa cedo para dar uma alternativa de entretenimento para as pessoas no sábado à tarde. Ao invés de você estar no barzinho ou no sítio ouvindo estas músicas, você tem um show ao vivo que começa por volta das 17h e meia noite já termina”, diz.


Eudes Ribeiro, apresentador do 100% Forró na FM O DIA - Foto: Elias Fontinele/O Dia

E foi a Banda Xenhenhem a responsável por abrir os trabalhos, trazendo um repertório variado que inclui grandes sucessos e, como sempre, usando da irreverência no palco. “A gente traz músicas autênticas, nordestinas, trazendo a mensagem do povo nordestino, músicas românticas de vaqueiro, e trabalhando também canções da atualidade, que estão na boca do povo. A gente transforma no nosso estilo e bota quente”, diz o cantor Leonardo Carvalho, o Leo do Xenhenhém


Vocalistas do Xenhenhem falam sobre agenda e o show no Oxenthe Sunset - Foto: Elias Fontinele/O Dia

A banda já tem uma viagem marcada para Portugal, para levar um pouco do forró piauiense ao mundo um ritmo. “Vamos mostrar a alegria que é a nossa música. O Xenhenhém é conhecido e reconhecido por trazer um forró alegre, divertido, que mexe com as pessoas e nós queremos mexer com os portugueses”, afirmou o cantor.

A banda comemorou a participação na edição de abertura do Oxenthe! Sunset,um evento que, segundo eles, enaltece a cultura local e reafirma a identidade do nordestino.

Por volta das 21h, subiu ao palco o Forrozão Tropykália. Liderada por Klébia Camargo e Carlinhos Gabriel, a banda já tem 19 anos de estrada e levou ao público músicas que já se tornaram verdadeiras marcas do chamado “forró das antigas”, como “Planeta de Cores”, “Aonde Está Você” e “Fogo no Fogo”.

O DIA conversou com um dos vocalistas do Forrozão Tropykália, Carlinhos Gabriel, que disse estar bastante animado para o show e celebrou a iniciativa do evento de enaltecer o “forró da saudade”. O cantor destacou ainda que a Forrozão Tropykália já tem o Piauí como uma casa: “A gente passa por aqui praticamente de 15 em 15 dias e é muito gratificante, porque gostamos muito desse calor humano que o piauiense tem, nós nos sentimos abraçados sempre que estamos aqui”, disse.


Carlinhos Gabriel falou com a reportagem de O Dia sobre o show. "Temos o Piauí como casa", disse - Foto: Elias Fontinele/O Dia

As próximas edições do Oxenthe! Sunset estão previstas para acontecer já em abril, maio e junho. No mês de junho, o evento será realizado dentro da programação das festas juninas, celebrando e levando ao público os clássicos do forró.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: