Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuvas em janeiro serão mais volumosas que dezembro, aponta climatologia

Segundo a climatologia, este primeiro mês do ano terá bons índices de chuva, apesar de serem mais espaçadas e menos volumosas.

05/01/2021 10:51

Se o mês de dezembro de 2020 deixou a desejar com relação ao volume de chuvas, que ficou com 50% abaixo da média esperada, janeiro de 2021 deve trazer um refresco para os teresinenses. Segundo a climatologia, este primeiro mês do ano terá bons índices de chuva, apesar de serem mais espaçadas e menos volumosas.

O climatologista Werton Costa explica que janeiro é uma estação regular e deve permanecer dentro da normalidade. Nesta terça-feira (05), por exemplo, a capital amanheceu totalmente nublada e deve continuar assim nos próximos dias. Essa cobertura de nuvens ainda é resquícios da chuva que caiu na capital durante a virada do ano, quando o VCAM (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) saiu de cena e permitiu a entrada de umidade.

(Foto: Jailson Soares/ODIA)

“Todas as cidades que estavam situadas no centro do VCAM tinham condições de tempo firme, baixa nebulosidade, sem chuva e temperatura elevadas. Com a saída dele, deu entrada para um canal de umidade, formando nuvens. Só não tínhamos a previsão de que essa chuva seria intensa sobre a capital, que atingiu ventos acima de 80 Km/h, com 38 mm de chuva, com muita descarga elétrica. De lá para cá temos presenciado muita cobertura de nuvens, vez que não há mais bloqueios, facilitando a entrada de umidade, o que favorece as chuvas”, comenta o climatologista.

O professor Werton Costa enfatiza que, apesar de chuvoso, o mês de janeiro terá volumes menores e com irregularidade. No dia 13 de janeiro será registrada uma paralisação desse fluxo por causa da condição climática. Isso porque o Oceano Atlântico está relativamente frio, prejudicando a entrada de umidade, o que gera os VCAMs e cria os bloqueios, impedindo, assim, a entrada de umidade.

“No dia 13 terá a formação de um novo VCAM, colocando Teresina no centro, jogando a umidade para a faixo do extremo litoral do Ceará e o restante para o Sul do Piauí, presenciando alguns temporais rápidos”, disse.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: