Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuvas chegaram: cuidado com a dengue

A chegada do período chuvoso no Piauí aumenta o acumulo de água parada e o que favorece doenças como a dengue.

20/02/2021 12:37

As chuvas chegaram com gosto em Teresina e em vários municípios do Piauí. Por um lado, aquele friozinho maravilhoso, que dá até preguiça de levantar da cama, por outro, uma preocupação: o acumulo de água parada e o aumento de doenças como a dengue. Muito se tem falado sobre o coronavírus, mas não podemos esquecer dos vários inimigos silenciosos, mas que, fazem estragos imensos, como o mosquito Aedes Aegypti, causador de várias doenças, como a dengue, a Zika e a Chikungunya.

Foto: Arquivo/ODIA

Dados divulgados pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina apontam que, no ano passado, foram 1005 casos de dengue confirmados, além de 112 registros de Chikungunya e outros dois de Zika. Doenças que podem ser leves, mas também podem levar a morte. É por isso, que é preciso estar vigilantes porque o inimigo, muitas vezes, está nas nossas próprias casas, repousando e reproduzindo naquela garrafa de cerveja ou refrigerante que você deixou acumular água, naquele pneu velho que você não quis se desfazer, ou mesmo em uma tampinha ou recipiente que você julgou que poderia ficar por ali mesmo, antes de ir para a lixeira.

A dengue, por exemplo, tem sintomas muito parecidos com os da gripe. Febres, dores pelo corpo, dor de cabeça, cansaço. Sintomas também que são bastantes parecidos com muitos dos sintomas da Covid-19. Mas, o tratamento é diferente de acordo com cada caso. É por isso, que, ao sentir os sintomas, a orientação é buscar uma unidade de saúde para ter certeza do diagnóstico. 

Mas, enquanto isso, que tal aproveitarmos o final de semana em casa e fazer aquela varredura para ver se encontramos algum desses criadouros e assim eliminá-los? Afinal, já diz aquele ditado: “prevenir é melhor que remediar”. Ah! Se perto da sua casa tem um terreno baldio, ou mesmo você perceber que o seu vizinho não está fazendo o dever de casa e está ajudando na formação de criadouros, você pode entrar em contato com a Gerencia de Zoonoses para solicitar a presença do agente de endemias. Os números são: (86) 3215 – 9143 e 3215 – 9144. Só não vale deixar a água parada viu!?? Até a próxima!

Por: Mayara Martins
Mais sobre: