Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caso Janaína Bezerra: acusado de estupro e assassinato de estudante vai a júri popular

Desde o crime, Thiago Barbosa está preso na Cadeia Pública de Altos após ter a prisão preventiva decretada pela justiça.

31/05/2023 às 14h29

28/09/2023 às 16h13

Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, acusado de estuprar e matar a estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra da Silva (22) vai a júri popular. O ato foi decidido no último dia 24 de maio, após decisão do juiz de Direito, Antônio Reis de Jesus Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal do Júri da comarca de Teresina. Ainda não há uma data para que o julgamento ocorra.

LEIA MAIS: Pena de acusado de matar estudante na UFPI pode ultrapassar 40 anos

O crime ocorreu após uma calourada na UFPI - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
O crime ocorreu após uma calourada na UFPI

Janaína Bezerra foi assassinada na noite do dia 28 de janeiro (sábado) em uma sala após uma festa nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Thiago Mayson, à época, foi preso horas depois possivelmente tentando desovar o corpo na manhã do dia 29 de janeiro.

O caso ganhou repercussão nacional pela forma brutal em que foi praticado o crime. Desde o crime, Thiago Barbosa está preso na Cadeia Pública de Altos após ter a prisão preventiva decretada pela justiça.

Informações de que o caso corre em segredo de justiça. Na audiência de instrução e julgamento, realizada no dia 24 de maio, testemunhas e o acusado foram ouvidos. A sessão deliberou, portanto, que o caso irá para o Tribunal do Júri. O réu ainda poderá recorrer da decisão.

Inquérito policial finalizado em nove dias

Além disso, investigações da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), em inquérito finalizado nove dias depois do crime, apontam que Thiago Mayson mantereve relações sexuais com Janaína por duas vezes, antes e depois da morte.

Segundo as informações, o suposto criminoso foi denunciado por homicídio com duas qualificadoras, meio cruel e feminicídio e outros três crimes, sendo eles: estupro de vulnerável, fraude processual e vilipêndio de cadáver.

À época, a delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídios do DHPP, afirmou que o acusado chegou a filmar a prática sexual, mas com a morte de Janaína consumada, Thiago Mayson tentou apagar as imagens do celular.

Indignação popular

Um ato silencioso contra os crimes de feminicídios no Piauí foi realizado na manhã do dia 08 de março em frente à entrada principal da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O manifesto foi feito neste local devido ao caso Janaína Bezerra, estudante de Jornalismo que foi morta dentro do Campus Petrônio Portela, após uma calourada realizada no Centro de Ciências da Natureza (CCN).

O ato foi realizado pelo Fórum de Mulheres Piauienses (FMPI). Foram colocadas 18 cruzes no canteiro central da entrada do campus. Todas as cruzes possuíam o nome de Janaína, e a data em que ela foi morta: 27 de janeiro. “Esse ato é para fazermos uma reflexão, sobre os casos de feminicídio, que tem acontecido em nosso Estado. Mais especificamente o caso bárbaro da Janaína Bezerra. Queremos conscientizar a sociedade por mais respeito às mulheres”, disse Tatiane Cardoso, que realizou o evento.

LEIA AINDA:

Caso Janaína: último poema falava de esperança; “Anseio o que o futuro tem pra mim”

Caso Janaína: estudante da UFPI foi estuprada e teve pescoço quebrado, diz delegado

Ministério Público oferece denúncia contra acusado de estuprar e matar Janaína Bezerra

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: