Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cartunista Jota A lança livro com cartuns temáticos sobre meio ambiente

A obra é resultado de uma seleção de 100 cartuns produzidos pelo artista ao longo de sua carreira que trazem como tema central o meio ambiente

29/05/2021 09:00

O cartunista Jota A lança no próximo dia 4 de junho, a partir das 16h, no Parque da Cidadania o livro “100 ecocartuns”. A obra é resultado de uma seleção de 100 cartuns produzidos pelo artista ao longo de sua carreira que trazem como tema central o meio ambiente.

“São desenhos que têm a meta de fazer rir, mas principalmente levar a reflexão de como o meio ambiente do planeta está sendo tratado e as consequências dessas atitudes negativas”, ressalta Jota A.


O livro, que contém 106 páginas no formato 21×21 cm, foi impresso graças ao apoio do Sebrae-pi, através do edital de Economia Criativa, ação do Projeto Regional Nordeste da Cadeia de Valor da Economia. Esse projeto busca apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção financeira, os empreendedores criativos a transformar suas ideias em negócios com foco nos empreendimentos sediados no estado do Piauí.

Além do Sebrae, esse trabalho conta com o apoio da Associação Ambiental Caneleiro (AMBIC) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), que fará a distribuição de mudas de plantas no dia do lançamento do livro. A metade do dinheiro da venda dos livros será doado para a AMBIC fazer uma Floresta de Bolso. Adaptada a escala urbana, pode ser implantada em pequenos espaços, a partir de 15 m² ou também em grandes áreas como projetos de restauração florestal na zona rural. Seus objetivos são reconectar a população ao patrimônio nativo, suas formas, texturas, história e sabores, resgatando a biodiversidade original no cotidiano. Para contribuir com a divulgação desse trabalho foi criado o site www.ecocartuns.com.br onde estão publicados alguns dos cartuns que fazem parte do livro. O projeto gráfico do livro é assinado pela House – Comunicação e Marketing.

Sobre o autor

Jota A é cartunista, jornalista-ilustrador, artista plástico, designer gráfico e xilógrafo. Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em 2014. Criador do Salão Medplan de Humor e cartunista do Jornal O Dia desde 1988.

Atua também como designer criando projetos gráficos, capas e ilustrações de livros e quadrinhos. É um dos chargistas mais premiados em salões de humor e artes plásticas no Brasil e em outros países, como Turquia e Portugal. Possui 170 prêmios em salões de humor e três em concurso de artes plásticas.

Colaborou ainda com os jornais carioca O Pasquim21, Jornal do Brasil e os piauienses Correio Corisco e A Voz de Teresina, além das revistas Presença, Revestrés e Cadernos de Teresina. Mantém desde 1990, diariamente, uma tirinha no jornal O Dia e uma semanal no caderno infantil Curumim.

Jota A participou do projeto MSP+50, Maurício de Sousa por mais 50 artistas, desenhando o Chico Bento. É curador do Salão de Caricaturas do Teresina Shopping há 3 anos e do Salão de Humor Medplan/Humana Saúde há 12.

Jota A também colabora com charges para o Greenpeace Brasil.

O cartunista lançou em 1997 o livro de cartuns Humor Todo o Dia; em 2005, o “Cara e Coroa”, em 2012 Traço e Riso. Já em 2020 lançou “As Premiadas do Jota A”, “Tirinhas do Jota A”.

O “Premiadas do Jota A” e o “Tirinhas do Jota A” também estarão à venda no dia do evento.

Mais sobre: