Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carros fumacê voltam a circular em Teresina por causa de surto da dengue; veja os bairros

Veículos liberam inseticida no ar para matar o mosquito voando. Resíduo liberado por eles não afetam a saúde humana.

01/04/2022 12:24

A Fundação Municipal de Teresina (FMS) confirmou nesta sexta-feira (01) que vai recolocar em atividade os carros fumacê, que são popularmente conhecidos como “carro do veneno” para rodar pela cidade de forma a conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. A decisão se deu em razão do surto de dengue que a capital piauiense vive e que já deixou duas pessoas mortas.


Leia também: FMS aciona Ministério da Saúde sobre suspeita de novos tipos de dengue em Teresina 


O carro circulará pelos bairros de Teresina com os maiores índices de dengue no começo da manhã e no final da tarde em horários apontados como sendo os mais propícios para a presença do Aedes aegypti. É importante que no momento em que o carro fumacê passar, mas pessoas abram portas e janelas para que o inseticida dispensado no ar possa circular dentro das casas e eliminar o maior número possível de mosquitos.


Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil

A diretora de Vigilância em Saúde Municipal, Amariles Borba, explica que a substância liberada pelo carro fumacê não afeta a saúde humana e ataca somente os mosquitos. “O carro fumacê recebe um regramento do Ministério da Saúde e temos que obedecer a ele. A função do carro é pegar o mosquito voando enquanto está ocorrendo a fumaça para que ele morra. Quando as gotas do fumacê caem no chão, nas portas, em algum lugar, ele não tem efeito residual, então esse efeito diminui muito”, explica Amariles.

Teresina, no atual momento, vive um surto de dengue e isso é atestado pelas autoridades em saúde. De acordo com os dados da FMS, a capital piauiense tem, até esta data, mais de 1.200 casos confirmados da doença. A médica Amariles faz um apelo para que aquelas pessoas que apresentem sintomas de dengue procurem imediatamente auxílio médico.

“Hidrate, hidrate e hidrate. E tem que urinar transparente feito a água que bebe. Então se você está com dor no corpo, dor abdominal, e se quando está deitando e levanta, o mundo roda, por favor procure um serviço de saúde. Temos encontrado muitos casos graves”, dia Amariles Borba.

É importante ressaltar que só o carro fumacê não é suficiente para conter o surto de dengue em Teresina. Cada um precisa fazer sua parte e não deixar acumular água parada em casa, além de dar o tratamento adequado aos resíduos sólidos e evitar o acúmulo de lixo.

Confira abaixo os bairros por onde o carro fumacê vai passar em Teresina:

  • Zona Sul: Bela Vista, Lourival Parente e Santo Antônio
  • Zona Leste: São João, São Cristovão e Morada do Sol
  • Zona Norte: Alto Alegre, Nova Brasília e Nova Teresina
  • Zona Sudeste: Dirceu II e Parque Poty.

Fonte: Com informações da FMS
Mais sobre: