Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carnaval 2019: Capote da Madrugada abre folia de rua

O bloco, nascido há 16 anos em Teresina, espera receber cerca de 120 mil foliões na Avenida Dom Severino, zona Leste da Capital

02/03/2019 09:31


O bloco Capote da Madrugada já faz parte da tradição carnavalesca de Teresina (Foto: Arquivo ODIA)

A inspiração do bloco que nasceu há 16 anos em Teresina, vem da cidade de Recife (PE), mas apesar de beber na fonte do carnaval pernambucano, o bloco que abre a folia de rua teresinense, neste sábado (2), tem em seu DNA características únicas da capital do Piauí. O Capote da Madrugada, nesta edição, espera receber cerca de 120 mil foliões na Avenida Dom Severino, zona Leste da cidade.

Ludimar Lacet, idealizador do bloco, lembra que, quando da criação do Capote em Teresina, no início dos anos 2000, o Carnaval sofria uma baixa na cidade. “Passamos um ano convocando os pernambucanos, os teresinenses e o pessoal não acreditava que fosse aparecer um bloco. Naquele tempo, o pessoal só queria saber de praia, ou Floriano. Fizemos várias tentativas até que, em 2003, registramos e saímos com o bloco. Fizemos o primeiro desfile no Clube de Engenharia, depois foi crescendo e assim vem sendo a cada ano. Nesta edição, esperamos 120 mil pessoas”, destaca.

O nome do bloco faz alusão ao Galo da Madrugada recifense, mas, no Piauí, teve de ganhar características do Estado e travestir-se de Capote, a ave que dá gosto a um dos tradicionais pratos do Estado. Uma alegoria gigante do capote identifica a concentração da festa que começa a partir das 12h.

“Faremos o percurso tradicional, com concentração na Avenida Dom Severino. Tudo começa a partir meio dia na frente do restaurante Vila Isabel e segue até próximo a Homero em um percurso de um quilômetro de ida e mais um quilômetro na volta”, explica Ludimar.


ATRAÇÕES
A festa contará com uma orquestra de frevo e três trios elétricos que reproduzirão a banda ao vivo. Além disso, bonecos gigantes também acompanharão todo o percurso. “É um bloco para crianças, idosos, jovens, todos os públicos. Queremos que o teresinense se divirta e sinta-se à vontade no Capote”, destaca.

Os organizadores vendem a camisa do bloco no valor de R$ 30, mas ela não é necessária para participar da festa. Os custos arrecadados com a venda da peça são revertidos para o próprio evento, que já se consagrou como um dos mais importantes blocos de Teresina.

Fonte: Jornal O Dia
Por: Glenda Uchôa
Mais sobre: