Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara reprova projeto que proibia inaugurar obras inacabadas em Teresina; Ismael Silva lamenta e lembra “Dia do Oceano”

Criado pela vereadora Teresinha Medeiros em 2019, o “Dia Municipal do Oceano” foi amplamente criticado já que a capital está a cerca de 345km do mar.

23/05/2023 às 13h50

27/09/2023 às 20h44

A reprovação de um projeto do vereador Ismael Silva (PSD) gerou polêmica na manhã desta terça (23) durante sessão ordinária na Câmara. A matéria que buscava a proibição de inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, embora concluídas, não atendam ao fim que se destina, foi rejeitado pela base do Prefeito Dr. Pessoa. Ao criticar a matéria a vereadora Teresinha Medeiros (UB) chamou o texto de “inoportuno”, levando a uma longa discussão no parlamento.

Em resposta à vereadora Teresinha, Ismael lembrou quando a parlamentar criou o “Dia Municipal do Oceano” em 2019. A matéria foi amplamente criticada já que a capital está a cerca de 345km do mar.

Ismael lamentou a reprovação do projeto. “Eu vejo com muita tristeza esse tipo de comportamento no parlamento, quando uma parlamentar se dirige a um colega dizendo que o projeto é inoportuno querendo trazer a inutilidade do projeto. Digo isso por que na verdade quem tem muito essa mania de apresentar propostas inoportunas é a própria colega que apresentou o dia Oceano, mas não vou entrar nesta querela. Quem perde é a população de Teresina com relação as obras inacabadas” disse o vereador.

Vereador Ismael Silva durante entrevista - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Vereador Ismael Silva durante entrevista

Em resposta a Ismael, Teresinha Medeiros cobrou que o parlamentar lesse o projeto dela. “Eu votei contra por entender que a gente representando o povo devemos evitar mais burocracia. Falei inclusive que neste momento de dificuldades que vivemos devemos desburocratizar o que fazemos. Lamento as críticas, o vereador deveria ler o nosso projeto. O projeto do dia do Oceano é para o meio ambiente, temos mares no Piauí e essa matéria é para a defesa do nosso meio ambiente”, afirmou.

Criado em 2019, o Dia do Oceano é comemorado na data de 08 de junho, de acordo com a parlamentar o projeto foi uma reivindicação dos ambientalistas de Teresina, os quais lhe procuraram e recomendaram a iniciativa já que a Capital deve ter um posicionamento firme quanto às questões ambientais do Estado. Segundo ela a data busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados e da preservação ambiental, já que Teresina é banhada pelos Rios Poti e Parnaíba, os quais desembocam no Oceano Atlântico.

Vereador Teresinha Medeiros defendeu o Assis Fernandes/O Dia
Vereador Teresinha Medeiros defendeu o "Dia do Oceano"

Lista de obras inacabadas que foram inauguradas

Ainda em sua fala o vereador Ismael Silva apontou uma lista de obras que foram indevidamente inauguradas. “O município insiste neste tipo de inauguração, foi assim no ginásio Petrônio Vasconcellos na zona sul, foi assim no Florescer, já neste ano de março, até agora só o que floresceu foi mato na região da grande Santa Maria. São inúmeras obras que não estão aptas para atenderem a finalidade para qual se destinam e infelizmente a população é quem tem perdido. É uma estratégia eleitoreira que queríamos evitar no próximo ano”, finalizou o vereador.

Mais sobre: