Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Brincar criativo: conheça a funcionalidade dos brinquedos adaptados para crianças

Peças feitas em madeira ajudam no desenvolvimento motor e cognitivo, e auxiliam no exercício da imaginação,

21/04/2021 11:45

Foi a partir da necessidade de proporcionar um brincar livre e criativo para o filho de 2 anos que a empresária Onaíra Ferreira começou a desenvolver brinquedos adaptáveis para crianças. São ferramentas lúdicas artesanais usadas para estimular a capacidade motora e cognitiva dos pequenos e, inclusive, proporcionar aos pais uma forma de entretenimento para os filhos sobretudo neste período de pandemia. Entre torres que encaixe, triângulos de Pikler, patinhos de madeira e mesas criativas, a criança se torna o protagonista do brincar e começa a desenvolver certas habilidades.


Foto: Sandy Swamy/O Dia

"Eu fiz uma parceria com meu irmão. Ele começou fazendo um carrinho de madeira para meu filho e meu sobrinho brincarem. Depois veio uma bicicleta de equilíbrio e então fomos fazendo os brinquedos de acordo com as necessidades deles. E aí, com a intenção de empreender, eu decidi que iríamos vender, porque do mesmo jeito que meu filho precisa, outras mães também precisam para os seus filhos", explicou Onaíra. Ela é doutora em Ciência e Engenharia dos Materiais e, junto com o irmão, criou uma empresa familiar, montando um ateliê em casa para produzir brinquedos adaptáveis e personalizados de madeira.

De acordo com ela, são ferramentas que promovem a essência do brincar e proporcionam conhecimento de textura e de som para ajudar no desenvolvimento das crianças. É uma alternativa para se fugir um pouco da automação dos brinquedos infantis comercializados hoje em dia. "O que acontece hoje é que a maioria dos brinquedos de plástico não proporciona conhecimento de textura, de som. São muito automáticos. E o que a gente quer é que a criança seja protagonista do brincar, que ela escolha a função que ela vai dar para o brinquedo e não ficar assistindo ao brinquedo fazer tudo", explica Onaíra.


Onaíra Ferreira criou os brinquedos a partir da necessidade do filho - Foto: Sandy Swamy/O Dia

Os brinquedos adaptáveis são aconselhados inclusive para crianças portadoras de necessidades especiais que necessitam de um estímulo motor e cognitivo maior, porque trabalham, dentre outros, a capacidade de equilíbrio, de força e de reconhecimento de formas e cores. São materiais que aliam brincadeira com criatividade e imaginação. "O brincar é livre. Permite que a criança solte a imaginação dela. E nós fazemos personalizadas de acordo com a necessidade e preferência de cada um", finaliza.

As produções e brinquedos adaptáveis produzidos por Onaíra podem ser encontrados na página do Instagram. O catálogo também pode ser encontrado mediante solicitação via Whatsapp pelo número 86 98835-4049.

Mais sobre: