• Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Bloco mais antigo de Teresina faz enredo contra violência à mulher

O desfile do Barão de Itararé acontece a partir das 17 horas deste domingo (11), na Avenida Principal do Dirceu.

11/02/2018 07:39h - Atualizado em 11/02/2018 08:06h

O Bloco de Itararé, que está comemorando 29 anos de existência e é o mais antigo de Teresina, traz para as ruas do Dirceu, na zona Sudeste, um enredo que trata sobre a violência contra a mulher. O desfile acontece na avenida principal do bairro a partir das 17h30 deste domingo (11).

Segundo o presidente Rodrigo Maxwel Saraiva, o bloco sempre apresenta um enredo temático de protesto, tratando sobre questões sociais que estão em evidência na época. A letra do enredo lembra as mortes de mulheres vítimas do machismo. “Na avenida principal o nosso jardim vai florescer, por Camilas, Marias e Margaridas”, diz um trecho. "Vamos para a rua dizendo que ‘Tem Mulher de Luta no Barão de Itararé’ para alertar contra a violência e o machismo”, afirma Rodrigo.


Leia também: 

Confira o mapa da folia em Teresina 


O Bloco Barão de Itararé existe desde 1989 e surgiu como uma alternativa dos moradores do Dirceu, depois que a Prefeitura de Teresina acabou com o carnaval das escolas de samba na avenida Frei Serafim. “O pessoal da Associação de Moradores do Itararé criou o bloco para não ficar sem carnaval na região”, disse Rodrigo.


Foto: Arquivo O Dia

O atual presidente, o mais jovem a assumir o cargo, com 23 anos, é afilhado de uma das fundadoras do Barão de Itararé, Adalgisa Costa. “Eu sempre acompanhei desde de pequeno. Fui tomando gosto e, no final do ano passado, fui eleito pelos integrantes da associação”, afirma.

O tema para este carnaval foi escolhido desde o mês dezembro, quando iniciaram os ensaios do Bloco. Durante todo o ano é desenvolvida a escola de percussão, com jovens da comunidade. 



Por: Nayara Felizardo

Deixe seu comentário