Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bloco Barão de Itararé agita o Grande Dirceu no domingo e terça de Carnaval

O bloco completa 30 anos em 2019 e homenageia o seu fundador, o ex-vereador de Teresina Anselmo Dias

02/03/2019 09:40


Rodrigo Maxwel é presidente do bloco Barão de Itararé (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

“O Barão arrasta uma multidão pela Avenida Principal do Dirceu, entre 10 a 15 mil pessoas todos os anos, por dia”. Quem afirma é Rodrigo Maxwel, presidente do Bloco Barão de Itararé, que vai fazer a festa no Grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina, no domingo (3) e terça-feira de Carnaval (5).

“A expectativa desse ano é fazer um dos nossos melhores carnavais, porque estamos homenageando o nosso fundador Anselmo Dias, que tem um apelo muito grande na região. Ele nos deixou há quase cinco anos, vítima de câncer. Foi um vereador muito querido, principalmente naquela região. Além disso, estamos fazendo uma exposição contando a história do Anselmo e dos 30 anos de bloco Barão de Itararé”, conta o presidente.

O Barão de Itararé, fundado em 1989, completa 30 anos de existência este ano. Rodrigo Maxwel relata que o projeto surgiu quando o então prefeito de Teresina, hoje deputado Heráclito Fortes, retirou o desfile das escolas de samba da Avenida Frei Serafim.

“O Barão surge como forma de protesto. Os moradores da região, na pessoa do ex-vereador Anselmo Dias, criaram o bloco Barão de Itararé como forma de protesto e para que os moradores do Grande Dirceu não deixassem de ter o Carnaval”, lembra.

O bloco tem uma diretoria composta por 20 membros e uma bateria com quase 50 ritmistas. “Temos uma ala de compositores e todo ano compomos um samba-enredo específico. Esse ano, estamos homenageando o nosso fundador Anselmo Dias, ex-vereador da Capital e liderança comunitária da região”, acrescenta.

Além da folia carnavalesca, o bloco Barão de Itararé também realiza um trabalho social, com escola de percussão, apresentação em escolas e abrigos, e distribuição de preservativos.

Apesar de ser uma festa no bairro Dirceu, moradores de todas as zonas da cidade são convidados. Os abadás do bloco também estão à venda, na sede da Associação de Moradores do Itararé.

“O Barão é um bloco que a gente diz que não tem cordão. É gratuito, basta chegar e se juntar à gente da folia. Pode ir fantasiado, sem fantasia. Nós queremos que as pessoas brinquem o Carnaval, se divirtam com muita alegria, paz e tranquilidade. Durante os 30 anos, nunca houve uma confusão no nosso desfile, é algo para a família”, enaltece.


PROGRAMAÇÃO
O bloco Barão de Itararé faz o arrastão durante dois dias: domingo (3) e terça-feira (5) de Carnaval, saindo da Avenida Principal do Dirceu (em frente à Fundação Bradesco), a partir das 17h30. O bloco percorre as ruas do bairro até a Praça Cultural do Dirceu, chegando por volta das 21h, quando o Barão de Itararé encerra o desfile.

Fonte: Jornal O Dia
Edição: Virgiane Passos
Por: Ananda Oliveira
Mais sobre: