Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Avião da FAB chega ao Piauí para a transferência da ursa Marsha

O ato é uma vitória para uma série de ativistas em proteção animal, que fizeram uma campanha nas redes sociais pedindo a transferência do animal para um local mais frio.

20/09/2018 12:24

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve pousar nas próximas horas no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, para a transferência da ursa Marsha. O animal ficou conhecido nacionalmente como ‘a ursa mais triste do mundo’, o que gerou a indignação de dezenas de ativistas de proteção animal que iniciaram uma campanha nas redes sociais pedindo a retirada do animal do Parque Zoobotânico em Teresina. 

Foto: Arquivo/O Dia

Junto com os agentes da FAB, estão vindo para a Capital piauiense ativistas, veterinários e uma equipe do Santuário o Rancho dos Gnomos, onde será a nova casa da ursa, que ajudarão na transferência, garantindo toda a segurança para o animal. De acordo com a diretora do Parque Zoobotânico, Cláudia Tavares, as equipes chegarão no final da tarde desta quinta-feira (20) em Teresina. "Eles devem chegar por volta das 18h, vão passar a noite na cidade e amanhã cedo vamos começar os preparativos para a transferência. Todo o processo deve demorar em torno de três horas, para garantir que o animal não se estresse com isso”, explica. 

A apresentadora e ativista Luísa Mell chegou a postar um vídeo em suas redes sociais comemorando a vitória. Ela é uma das ativistas que encabeçaram a campanha para a transferência. “Depois de 20 anos sendo explorada em um circo, vivendo em uma jaula minúscula, ela foi transferida para o Piauí e entrou em depressão profunda. Depois de um ano de muita luta, de muita negociação, finalmente eu estou embarcando para o Piauí agora, junto com uma grande equipe, para libertar a ursa Marsha”, comemorou.


O deslocamento vem após uma campanha de repercussão nacional iniciada em 2017. A alegação dos contrários a permanência da ursa em Teresina se dava por conta do clima. Segundo os ativistas, a Capital do Piauí tem um clima extremamente quente e seco, totalmente diferente do habitat natural do animal. A espécie vive originalmente em temperaturas mais amenas em territórios no Hemisfério Norte, podendo chegar a enfrentar graus negativos no inverno. 

Depois de oito meses de negociação e de extensa mobilização de ativistas dos direitos dos animais, foi determinada a transferência da ursa para um santuário animal localizado no estado de São Paulo. A decisão foi tomada após o Governo do Piauí e a Confederação Brasileira de Proteção Animal entrarem em acordo sobre a transferência da ursa. Nas redes sociais, o governador do Piauí, Wellington Dias, já havia se posicionado sobre o imbróglio envolvendo a ursa-parda e chegou a afirmar que estava acompanhando o caso.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano
Mais sobre: