Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Avenida Presidente Kennedy é a mais perigosa de Teresina; veja outras

O levantamento do BPTran, nos quatro primeiros meses deste ano foram registrados 26 acidentes

17/05/2023 às 11h21

28/09/2023 às 02h53

A avenida Presidente Kennedy, localizada na zona Leste de Teresina, é considerada a via mais perigosa da capital. Segundo dados do Batalhão de Polícia de Trânsito do Piauí (BPTran), nos quatro primeiros meses de 2023 foram registrados 26 acidentes na via. No mesmo período do ano passado, foram registrados 32 acidentes.

O trecho urbano, juntamente com outras cinco vias da capital, integram o ranking das avenidas mais perigosas de Teresina e que representam alto risco de acidentes. Diante disso, estão sendo desenvolvidas blitzes e ações educativas para conscientizar os motoristas sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

Gráfico acidentes - (O Dia) O Dia
Gráfico acidentes

Nesta quarta-feira, equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) estiveram nessas avenidas realizando a entrega de material educativo aos motoristas. O diretor do órgão, Daniel Carvalho, destacou a importância dessas ações, especialmente nas avenidas com maior índice de acidentes.

“Quando tivemos acesso aos dados, percebemos o perigo que estavam ocorrendo nessas ruas e a necessidade de iniciar um projeto no Maio Amarelo, mas que vai durar o ano inteiro, focando nessas principais ruas com o maior número de acidentes para podermos, ao final do ano, observar essa redução e a eficácia das ações de educação e conscientização no trânsito”, disse.

 - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA

Os dados apontam que, no primeiro trimestre de 2023, houve uma redução de 35% no número de acidentes de trânsito nessas avenidas mais perigosas de Teresina, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Já as mortes tiveram queda de 25% neste mesmo período.

O coronel Ramos, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), destacou que nessas avenidas mais perigosas de Teresina ocorrem muitos acidentes devido ao fluxo de veículos que passam por elas diariamente, o que exige mais atenção dos condutores.

São avenidas que ligam grandes zonas urbanas das cidades, com trânsito rápido, e por essas condições, são avenidas que requerem um cuidado maior, pois a probabilidade de acidentes é bem maior. O motorista precisa ser prudente, ter cuidado, pensar na sua vida e na do outro e também no seu patrimônio. É preciso pensar no outro, respeitar a sinalização, evitar usar celular no trânsito e as ultrapassagens irregulares”, complementa o coronel Ramos.

O motociclista por aplicativo Adriano Gomes (32) destacou que as ações educativas são essenciais para salvar vidas. “Há dois dias, o meu vizinho sofreu um acidente exatamente aqui na Avenida Centenário. Ele teve sorte que não sofreu nenhum ferimento grave, mas fica o alerta. Ele só anda em alta velocidade, inclusive na minha rua, que é sempre cheia de crianças”, alerta.

 - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA

As ações do Detran são contínuas, tanto na capital quanto no interior. Simultaneamente com as blitzes de Teresina, também foram realizadas ações em Dom Inocêncio e São Raimundo Nonato. As intervenções vão ocorrer dentro da programação oficial em alusão aos 10 anos do Movimento Internacional Maio Amarelo.

O objetivo é somar esforços junto à comunidade para a redução dos índices de mortes e lesões graves decorrentes de acidentes. A Campanha Maio Amarelo deste ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”. A temática tem a proposta de mostrar para a sociedade a importância da adoção de boas práticas no trânsito, visando à preservação da vida humana.

 - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Mais sobre: