Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atendimento de síndromes gripais está em queda há sete semanas em Teresina

O levantamento sinalizou uma diminuição de 41% desses casos na capital

18/08/2020 16:09

O atendimento a paciente de síndromes gripais nas unidades de saúde de Teresina está em queda há sete semanas consecutivas, aponta um levantamento realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). As síndromes são causadas vários agentes infeciosos, entre eles, o novo coronavírus.

Os dados foram obtidos por meio do monitoramento do Painel de Dados Covid-19 . Foi observado que  no período de 21 a 27 de junho, foram registrados 20.016 atendimentos, enquanto entre os dias 9 e 15 de agosto, o número caiu para 11.875. A comparação sinalizou uma diminuição de 41% desses casos na capital.


Leia também

Coronavírus já mata mais no Piauí do que doenças cardíacas, diz levantamento 


O médico infectologista do Comitê de Operações em Emergências (COE) da FMS, Kelsen Eulálio, a equipe aguarda o resultado dessa semana para constatação da queda gradual. “Houve redução nos atendimentos por Síndromes Gripais, de forma gradual, desde a 26ª semana até a 33ª semana. No caso da 34ª semana, que só irá se encerrar no dia 22 de agosto,  iremos observar se continua essa tendência de queda”, explicou.

Foto: Rômulo Piauilino/PMT

O infectologista comenta que a redução dos atendimentos coincide com a redução no número de mortes provocadas pela Covid-19. No levantamento, foi observado que na 29ª semana, foram registradas 87 mortes e na 33ª semana, o número caiu para 43. Os dados indicam uma diminuição de 50% de óbitos.

“Podemos inferir que estamos saindo do pico devido à queda expressiva no número dos atendimentos de Síndrome Gripal e dos óbitos pela doença, além da taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19, que tem se mantido sempre igual ou inferior a 70% nas últimas semanas”, disse Kelsen Eulálio. 

Por: Otávio Neto, com informações da FMS
Mais sobre: