Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Artista plástico Nonato Oliveira desenvolve oficina de pintura com crianças da LBV em Teresina

O artista proporcionou um dia diferente à criançada que externou poesia e criatividade

12/05/2023 às 10h04

27/09/2023 às 14h55

Um momento de troca, aprendizado e encontro de gerações. Para celebrar a data alusiva ao Dia do Artista Plástico, comemorado dia 8 de maio, as crianças da Legião da Boa Vontade (LBV) de Teresina receberam o artista plástico piauiense Nonato Oliveira, que realizou uma oficina de pintura e participou de um bate-papo cheio de curiosidade.

 - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA

Na ação, que faz parte do projeto “Criança: Futuro no Presente”, as crianças e adolescentes puderam conhecer mais sobre o pintor, sua trajetória de vida e as inspirações para criar suas obras. Os pequenos também receberam dicas do artista e mostraram os desenhos feitos em sua homenagem.

Em seu desenho, Ingrid Fernanda (11) usou o tom amarelo para pintar os rostos, assim como Nonato Oliveira. Mas ela foi além, e se inspirou em outro elemento muito marcante da nossa Teresina: o pôr do sol. A menina conta que a pintura sempre esteve presente em sua vida, especialmente por lhe proporcionar sensações satisfatórias.

Ingrid Fernanda usou em seus desenhos os mesmos tons que Nonato Oliveri - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Ingrid Fernanda usou em seus desenhos os mesmos tons que Nonato Oliveri

“Quando eu vou para a casa da minha avó, vejo o pôr do sol, então quis colocar no meu desenho. Escolhi fazer uma mulher e uma criança porque gosto dessa junção de duas pessoas. Na outra tela eu pintei o céu de azul, como se o estivesse chuvoso, e também representei o vento. Eu gosto de pintar desde pequena. Isso me deixa calma e foi o jeito que encontrei para me tranquilizar, me inspirando na natureza e nas pessoas”, disse.

Caio Gomes conta que já viu o desenho de Nonato Oliveira em diversos pontos da cidade - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Caio Gomes conta que já viu o desenho de Nonato Oliveira em diversos pontos da cidade

Caio Gomes (12) cita que já tinha visto as obras de Nonato Oliveira em diversos pontos da cidade, mas não o conhecia pessoalmente o que, segundo ele, foi uma grande alegria. O menino comenta que seu desenho foi inspirado nas obras do artista, como forma de homenageá-lo. “Já vi as obras dele no centro e no shopping, e são muito bonitas. Me inspirei no Nonato e escolhi as cores favoritas dele para pintar meu desenho”, acrescenta.

Fabiany Albuquerque se inspirou em Nonato Oliveira para fazer seu desenho - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Fabiany Albuquerque se inspirou em Nonato Oliveira para fazer seu desenho

Fabiany Albuquerque (12) fez um desenho muito simbólico e representativo: ela escolheu desenhar o rosto de Nonato Oliveira. “Decidi escolher o ele [Nonato] porque queria fazer uma homenagem, e pintei com as cores que ele mais gosta”, falou a menina.

Darina Serra, gestora administrativa da LBV em Teresina - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Darina Serra, gestora administrativa da LBV em Teresina

A gestora administrativa da LBV em Teresina, Darina Serra, explica que esse tipo de atividade é muito importante para o aprendizado das crianças, além de proporcionar um momento de convivência com outras pessoas. “A arte é importante para o corpo, para a mente e para a alma, e durante nossas oficinas o educador social aspectos como a concentração e a disciplinada. Com essa atividade, também temos a oportunidade de despertar nas crianças a importância da arte e da cultura”, destaca.

Nonato Oliveira já ministrou oficinas de pintura em mais de 30 escolas - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Nonato Oliveira já ministrou oficinas de pintura em mais de 30 escolas

O artista plástico Nonato Oliveira enfatiza a satisfação em ministrar oficinas de pintura, especialmente para as crianças. Ele falou ainda de suas obras e comentou que o Piauí tem muitas riquezas, vindo desses elementos suas inspirações.

“Já fui em mais de 30 escolas para dar aulas de pintura para crianças e adolescentes, porque gosto do jeito de criar delas. Esse contato com a arte, com o esporte e outras atividades é importante para o aprendizado e para que eles não fiquem nas ruas fazendo o que não devem.

 - (Assis Fernandes/ODI) Assis Fernandes/ODI

Modesto, ele conta que não se considera um artista famoso. “Famoso, para mim, é Portinari e Picasso. Eu sou um piauiense comum, mas agradeço de coração o carinho de cada um que gosta de mim. E minha inspiração vem da beleza do povo piauiense, do folclore e da nossa cultura popular”, concluiu Nonato Oliveira.

Mais sobre: