Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após 23 dias internado, Dom Miguel morre em hospital de Teresina

A informação sobre o falecimento do arcebispo foi confirmada pela Arquidiocese de Teresina. Dom Miguel estava internado com um quadro de paralisia nos rins.

28/06/2018 16:30

Após 23 dias internado em estado grave, o arcebispo emérito de Teresina, Dom Miguel Câmara, faleceu na tarde desta quinta-feira (28), no Hospital de Terapia de Intensiva (HTI). A informação sobre o falecimento do arcebispo foi confirmada pela Arquidiocese de Teresina, por meio da sua assessoria de imprensa.

O arcebispo estava internado desde o dia 3 de junho com um quadro de paralisia nos rins e permanecia inconsciente. 

O velório do arcebispo deve acontecer na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, a partir das 19h de hoje. O horário do sepultamento ainda será divulgado pela Arquidiocese de Teresina.

Dom Miguel Câmara

Nascido em Quixeramobim-CE, em 4 de abril de 1925, Miguel Fenelon Câmara ingressou no Seminário e recebeu sua primeira ordenação como Bispo de Limoeiro do Norte, em 1948. Posteriormente, foi Cura substituto da Sé de Fortaleza e nomeado vigário das paróquias de Itapebuçu, em Maranguape, e de Guanacés, em Cascavel.

Transferido para Maceió, em 1974, Dom Miguel implantou o ensino religioso nas escolas públicas da rede estadual de Alagoas; criou vários centros comunitários, incentivou a pastoral das favelas; instaurou a pastoral da Criança e criou a Associação de Proteção e Assistência Carcerária (APAC).

Dom Miguel Câmara chegou a Teresina em 1984 para assumir a frente da Arquidiocese da Capital no lugar de Dom José Freire Falcão. O arcebispo renunciou a suas atividades em fevereiro de 2001 por conta de sua idade superior a 75 anos.


Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: