Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apenas 7% das crianças foram vacinadas contra poliomielite e sarampo, diz FMS

Podem se vacinar crianças entre um ano e menores de cinco aos de idade. A meta é vacinar 49.330 pequenos.

14/08/2018 11:17

Após uma semana de campanha de vacinação, apenas 7% das crianças foram vacinadas em Teresina. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a meta é vacinar 49.330 crianças, mas até esta terça-feira (14), a capital cumpriu apenas 7,75% da meta para a poliomielite e 7,71% para o sarampo.

A campanha teve inicio no dia 06 de agosto e tem como prazo final o dia 31. A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta que até o dia 31 este número precisa chegar aos 95%. “Nós chamamos a atenção da população para que procure as salas de vacina e que vacine as crianças, porque elas precisam que algum responsável as leve para a sala”, comenta a diretora.

Foto: Divulgação/FMS

Amariles comenta ainda que a vacina é necessária para manter a saúde das crianças. “No Brasil, estamos vendo a expansão de doenças que podem ser prevenidas por vacina. Um exemplo é o sarampo, que é uma doença de transmissão muito rápida. Precisamos lembrar também que a paralisia infantil, quando não mata, aleija pelo resto da vida”, continua.

A FMS informou que mais de 28 mil doses da vacina contra o sarampo, rubéola e caxumba e mais de 28 mil doses de vacina contra a poliomielite foram distribuídas em 104 salas de vacina espalhadas pela Capital. A recomendação é que pais e responsáveis pelas crianças entre um ano e menores de cinco levem seus filhos para se vacinar. O dia D da campanha acontece no dia 25 agosto.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano, com Informações da FMS
Mais sobre: