Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Antônio José Lira acusa oposição de “fuxico eleitoral” contra Prefeito e vereadores discutem durante sessão

Além de Ismael Silva, Fernanda Gomes (SD) e Zé Nito (MDB) se pronunciaram contra a Prefeitura

31/05/2023 às 11h44

21/09/2023 às 03h32

Vereadores de Teresina trocaram acusações durante a sessão plenária desta quarta (31) na Câmara Municipal. Parlamentares de oposição fizeram duros pronunciamentos contra a gestão de Dr. Pessoa, e Ismael Silva (PSD) chegou a acusar o executivo de estar dando “calote” nos parlamentares ao não honrar a execução de emendas parlamentares dos vereadores. Em resposta as críticas, o líder do Prefeito, Antônio José Lira (REP), acusou o bloco opositor de fazer "fuxico político".

Além de Ismael Silva, Fernanda Gomes (SD) e Zé Nito (MDB) se pronunciaram contra o executivo, os dois últimos, que faziam uma atuação independente, confirmaram adesão ao grupo de oposição.

Discussão entre os dois vereadores na sessão de hoje - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Discussão entre os dois vereadores na sessão de hoje

Antônio José Lira atacou a fala dos vereadores e lembrou a participação dos próprios opositores na gestão de Dr. Pessoa. “Basta a imprensa pegar o discurso de cada um sessenta dias atrás e ver o de hoje e fazer a pergunta, o que aconteceu? Uma atitude infeliz de um vereador em criticar um cidadão correto, preparado, que é o Secretário de Governo Dr. Michel. Ele fez uma solicitação que tinha que ser encaminhada ao secretário, é um expediente interno que tem que ser encaminhado pelos secretários e não pelos vereadores. Ele foi infeliz na acusação. Ele foi infeliz, a oposição está procurando fuxico e nós queremos saber de trabalho” afirmou.

A crítica de Lira é direcionada diretamente a Fernanda Gomes e Zé Nito, os dois ocupavam cargos no governo de Dr. Pessoa e deixaram a gestão no início do mês. Fernanda perdeu a sua indicação na Fundação Monsenhor Chaves e Zé Nito perdeu a sua indicação na Saad Sudeste.

Líder do Prefeito na Câmara, Antônio José Lira - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Líder do Prefeito na Câmara, Antônio José Lira

Em resposta Ismael Silva contextualizou a sua fala e lamentou o “imoral” comportamento do Secretário de Governo da Capital, Michel Saldanha. “Eu respeito o posicionamento do Antônio José Lira, ele está fazendo o papel de defender a gestão. Eu estou fazendo meu papel de defender a população. Estive na Secretaria de Governo e a conduta do secretário foi reprovável, imoral. Estive com o Prefeito levei a documentação e ele autorizou a obra, o secretário ficou de posse desses documentos para resolver, de março até agora não deu nenhum retorno. Ele arrancou o documento com a assinatura do Prefeito, foi uma situação constrangedora, fico triste por que quem perde é a população da Santa Maria que teria um ginásio com vestiários e que agora talvez não tenha mais após essa conduta do secretário”, lamentou.

O Secretário de Governo de Teresina, Michel Saldanha, foi procurado, porém não respondeu ao contato. O Sistema O Dia continua a disposição para esclarecimentos.

Vereador Ismael Silva um dos principais críticos da Prefeitura - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Vereador Ismael Silva um dos principais críticos da Prefeitura

Rompimento com Dr. Pessoa e apoio a Marcos Aurélio

Além da polêmica entre Antônio José Lira e Ismael Silva, o vereador Zé Nito confirmou em pronunciamento o desembarque da base aliada de Dr. Pessoa. O ex-superintendente da Saad Sudeste declarou adesão a pré-candidatura do deputado Marcos Aurélio.

“Apoiei o Prefeito desde a sua candidatura no MDB. Independente das arestas entre ele e o partido estive sempre apoiando ele. O Prefeito decidiu exonerar nossa indicação. Mediante tudo que ocorreu nós temos, visto que o Prefeito decidiu não aguardar uma decisão do MDB, a partir de hoje o Professor Zé Nito vai iniciar uma pré-campanha em favor do deputado federal Marcos Aurélio”, finalizou.

Vereador Zé Nito que anunicou apoio a candidatura de Marcos Aurélio - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Vereador Zé Nito que anunicou apoio a candidatura de Marcos Aurélio
Mais sobre: