Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alunos e servidores da Uespi realizam protesto em frente ao Karnak

Segundo os manifestantes, a universidade está totalmente sucateada e alguns cursos correm o risco de fechar por falta de professores.

18/12/2018 12:40

Alunos, professores e terceirizados da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), se reuniram em frente ao Palácio de Karnak, localizada no centro de Teresina, para protestar pelas más condições estruturais da universidade. 


Foto: Assis Fernandes/ODIA

Segundo os manifestantes, a Uespi não tem autonomia financeira para decidir onde serão aplicados os recursos destinados à universidade, o que é prejudicial a eles. Os alunos reclamam ainda que as salas foram recentemente inundadas pela água da chuva, devido a goteiras no teto, além de diversas matérias sem professores que resultam no fechamento de turmas. 

A estudante de medicina, Gabriela Cavalcante, conta que o governo se nega a conversar com os alunos. “Nosso curso está sucateado. Não dá para continuar assim, é um descaso. A votação do orçamento realizada ontem foi toda na surdina, pois desde a semana passada que estávamos indo até a Alepi”, disse. 


Estudante de medicina, Gabriela Cavalcante. Foto: Assis Fernandes/ODIA

A graduanda do curso de direito, Bianca Brito, alega que houve repressão por parte dos seguranças do Palácio de Karnak. “O governo ignorou nosso ofício, eles não querem conversar. Assim que chegamos, os policiais já estavam na linha de frente. Somos estudantes e queremos ser ouvidos. Eles querem nos ganhar no cansaço”, conta. 

De acordo com os alunos, o governo prometeu receber uma comissão de dez alunos para ouvir as reivindicações. Os manifestantes estão no local aguardando a reunião. 

O Portal O Dia entrou em contato para saber o posicionamento do governo sobre a situação do Uespi, porém até o fechamento desta matéria, não obteve resposta. 

Uespi

Sobre os protestos e reclamações, a Uespi afirma que está ciente da situação. Por meio de nota, a instituição conta que está buscando unir forças com o governo para resolver os problemas estruturais da universidade. 

Em relação à falta de professores, a Uespi aponta que a situação está sendo resolvida com a convocação dos classificados no último concurso e que haverá uma nova seletiva para professores substitutos em 2019, para que todas as demandas sejam supridas. 

Orçamento 2019

Em Plenário na Assembleia Legislativo do Piauí, realizado ontem (17), foi aprovado o projeto de Lei do Orçamento do Estado para 2019. Na reunião, foi decidido, por meio de emenda, que seria transferido R$ 400 mil da Secretária de Planejamento para a Universidade Estadual do Piauí, destinados à realização de concursos públicos na instituição.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Geici Mello com flash de Lucas Albano
Mais sobre: