Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alunos de escola municipal utilizam o Jornal O Dia como recurso pedagógico

Uma das idealizadoras do projeto, a pedagoga Teresina Cristina, conta que o incentivo à leitura e escrita auxilia diretamente no desempenho dos alunos em todas as disciplinas

15/04/2023 10:21

Alunos da Escola Municipal Mário Quintana, na região do Grande Dirceu, na Zona Sudeste de Teresina, estão usando o Jornal O Dia como recurso pedagógico. O "Projeto Leiturarte: Jornal na escola" tem por objetivo contribuir de forma concreta na melhoria da leitura e escrita, na interpretação de assuntos tratados sob uma visão reflexiva. A unidade escolar atende crianças de sete a 11 anos.

Divulgação/Arquivo/Pessoal 

Uma das idealizadoras do projeto, a pedagoga Teresina Cristina, conta que o incentivo à leitura e escrita auxilia diretamente no desempenho dos alunos em todas as disciplinas. "O jornal é uma excelente fonte de leitura bem como de informações. Você pode perguntar; por que o jornal escrito em tempos tão modernos e tecnológicos? Justamente pelo fato do jornal ter uma escrita culta e científica necessária aos tempos modernos de grandes exigências. E, ainda, contempla vários gêneros textuais os quais trabalhamos em sala de aula aprimorando e consolidando várias habilidades", conta.

Divulgação/Arquivo/Pessoal 

Toda a escola, que possui cerca de 200 crianças, está participando do projeto que explora além da escrita, a interpretação das manchetes, a exploração dos gêneros textuais nas edições, a leitura das notícias, análises de charges e fotografias. Ao final do ano letivo, a unidade fará a 'Noite do Oscar' com premiações e a impressão de um jornal com os principais acontecimentos da escola. 

Mais sobre: