Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Agressão partiu de homem da minha cor. Isso me feriu”, diz goleiro que sofreu injúria racial no Lindolfo Monteiro

Caique, da equipe gaúcha, concedeu entrevista à CBF e falou abertamente sobre o triste episódio ocorrido na última rodada da Série C.

24/05/2023 às 12h17

26/09/2023 às 19h24

Ofendido por causa da cor de sua pele no jogo Altos e Ypiranga pela Série C, o goleiro Caique, da equipe gaúcha, concedeu entrevista à CBF e falou abertamente sobre o episódio ocorrido no Estádio Lindolfo Monteiro. O defensor disse ter ficado “triste” pelo crime ter sido cometido por uma pessoa da mesma cor.

Goleiro Caíque sofreu injúria racial no Lindolfo Monteiro. - (Foto: Enoc Junior / Ypiranga-RS) Foto: Enoc Junior / Ypiranga-RS
Goleiro Caíque sofreu injúria racial no Lindolfo Monteiro.

Natural de Salvador, Caique, 25 anos, deu um exemplo de como agir em situações assim. Não é uma decisão fácil, mas necessária. “Ele fez menção ofensiva à cor da minha pele. Fez duas vezes. Na segunda, consegui identificá-lo e deu no que deu, com a ação rápida da polícia. O que me deixou mais triste é que a agressão partiu de um homem da minha cor. Isso me feriu demais”, contou Caique.

Caíque fez a denúncia ao árbitro Arthur Gomes Rabelo, o jogo foi paralisado e o agressor acabou preso. Depois de muitas mensagens de apoio, de amigos, parentes, colegas e profissionais do clube e de dirigentes do Ypiranga-RS, Caique tentou esquecer o problema. Porém, no domingo, de folga, ele resolveu assistir pela TV à partida entre Real Madrid e Valencia, pelo Campeonato Espanhol. Foi quando se surpreendeu e se revoltou com as manifestações contra Vinícius Júnior.

“Aquilo me deixou muito indignado. Eu estava sob o efeito do que havia me ocorrido na véspera e vi a barbaridade que fizeram contra o Vinicius Júnior. Aí desabei.”

Vini Jr. sofreu racismo em partida do Campeonato Espanhol. - (Foto: Pablo Morano) Foto: Pablo Morano
Vini Jr. sofreu racismo em partida do Campeonato Espanhol.

Caique defende punições severas contra o racismo nos estádios (e fora deles). Lembra que o ato se trata de um crime. Para o goleiro, seria importante que os torcedores também ajudassem a identificar os autores das ofensas durante os jogos. “É uma questão que está acima da paixão pelo clube. Já sofri com o racismo em outras partidas e sofro em situações do dia a dia. A gente não aguenta mais isso”, finalizou

Goleiro Caíque pede punições mais severas aos casos de racismo e injúria racial. - (Foto: Enoc Junior / Ypiranga-RS) Foto: Enoc Junior / Ypiranga-RS
Goleiro Caíque pede punições mais severas aos casos de racismo e injúria racial.
Mais sobre: