Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aeroporto de Teresina apresenta crescimento no fluxo de passageiros

Segundo os números, a alta de embarque e desembarque chegou a 24,6% na capital

14/12/2020 18:01

O  aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, apresentou crescimento na movimentação de passageiros durante os meses de setembro e outubro, aponta dados da INFRAERO. Segundo os números, a alta de embarque e desembarque chegou a 24,6% na capital em comparação com meses anteriores.

Esses dados foram a base para uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) que mostra que o fluxo de turistas e de residentes em viagem saiu de 42.910 para 53.421 passageiros que chegaram ou saíram de Teresina.

O coordenador de Turismo da Semdec, Eneas Barros, esclarece que se a média de movimentação permanecer, até o mês de março do próximo ano a movimentação estará igual ao registrado antes da pandemia do novo coronavírus. “A movimentação no aeroporto de Teresina se recupera a uma média de mais de 25% ao mês. Esse panorama nos leva a crer que, até março de 2021, serão alcançados os mesmos indicadores do ano passado”, disse.

Foto: Assis Fernandes / O DIA

A pesquisa mostrou ainda que a maioria dos turistas que chegam a Teresina são oriundos do estado de São Paulo. Em outubro, eles representaram 32,72%, seguido de Brasília (9,88%) e de Pernambuco (9,57%). A grande maioria dos turistas vieram à capital do Piauí motivados pelos negócios.

Por outro lado, a pesquisa também aponta que 7.768 residentes em Teresina viajaram para fora da cidade e tiveram como destino, em sua maioria, o estado de São Paulo (34,95%) e Brasília (25,23%), sendo por motivos de lazer (47,11%) ou visita a parentes e amigos (23,71%).

A pesquisa ouviu turistas e residentes somente nos portões de embarque e desembarque do Aeroporto de Teresina, durante o período de 21 de outubro a 06 de novembro deste ano. A margem de erro é de 5,44% e nível de confiança 94,56%.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: