Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acorda promove atividades culturais online e gratuitas em Teresina

Com oito anos de existência, a associação tem como o objetivo de criar e executar projetos e atividades que beneficie a comunidade teresinense

25/05/2021 14:26

Atividades culturais estão sendo realizadas de forma gratuita pela Associação dos Amigos do Cordão Grupo de Dança (Acorda), no modelo online, em Teresina. Com oito anos de existência, a associação tem como o objetivo de criar e executar projetos e atividades que beneficie a comunidade teresinense. Algumas dessas atividades já iniciaram e tem período de duração de dois meses.

Foto: Reprodução/Ascom

O diretor da Acorda, Roberto Freitas, que é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, vê com satisfação a promoção da cultura na capital piauiense.

“A associação vem realizando projetos, eventos, ações artísticas e educativas contribuindo para a formação integral de crianças e jovens teresinenses promovendo formações artística-educativa, participação em congressos internacionais, dentre outras atividades, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas cidadãs, artistas crítico-reflexivas que produzem novos entendimentos de corpo, de mundo e das relações que se processam entre estes”, disse.

Por causa da pandemia de coronavírus, o projeto teve que se reinventar e, com isso, usa a internet para dar continuidade as atividades – para jovens dançantes e não dançantes – agora de forma de forma online. A iniciativa proporciona ainda outras formas de se dançar em casa, no período de isolamento social.

Conheça algumas atividades da Acorda que estão acontecendo em 2021:

OFICINA JOGOS DE DANÇA: pensada para um público infanto juvenil, a oficina visa experimentar a dança enquanto caminho de descobertas e investigação do movimento corporal por meio do brincar. Oficina proposta pela artista Laryssa Oliveira.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA MEMORAR: pensada para um público jovem/adulto propondo acessar as lembranças afetivas inscritas no corpo e descobrir como elas podem potencializar a vida, a dança. Residência composta por quatro proponentes: Laryssa Oliveira, Raian Santos, Armando Cavalcante e Roberto Freitas.

As atividades iniciaram no dia 17 de maio, com 30 vagas e possuem duração de até dois meses. Os cadastros foram feitos por meio de links na internet. Segundo a Acorda, essas atividades estão sendo realizados por meio de recursos oriundos da Lei Aldir Blanc além do edital 10/2020 da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, referente a Concessão Financeira a Manutenção de Espaço e Território cultural.

Fonte: Com informações da Acorda
Mais sobre: