Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acompanhantes denunciam falta de comida no refeitório do HGV

Filas e falta de comida tornam a situação de quem acompanha pacientes no Hospital Getúlio Vargas ainda mais desgastante

19/01/2019 16:30

A situação para quem acompanha um ente doente, por si só, já não é das mais confortáveis, mas para quem acompanha pacientes no Hospital Getúlio Vargas, Centro de Teresina, o cenário tem sido ainda mais difícil. Relatos de falta de comida no refeitório tem se tornado recorrentes e a fila que se forma para o horário estabelecido para a refeição, também deixa em situação desgastante os acompanhantes de pessoas doentes no local.

Adailson Expedito de Carvalho, 29 anos, que é natural do município de São João da Canabrava, Sul do Piauí, está prestes a completar um mês que acompanha o pai durante seu tratamento no Hospital. Segundo o jovem, tem sido comum faltar algumas das guarnições durante o horário de refeição e, por isso, ele já chegou a comer apenas arroz em um dos dias. “Hoje faltou a mistura e nós comemos só arroz e feijão. Eles dizem que ‘se quiser’ a gente espera enquanto será preparado outra coisa. A grande questão é que tenho certeza que a direção sabe quantos pacientes tem no hospital e quantos acompanhantes, então como pode faltar comida assim?”, questiona.


Filas e falta de comida tornam a situação de quem acompanha pacientes no Hospital Getúlio Vargas ainda mais desgastante


Francilane Melo também reclama da forma como os acompanhantes são tratados. “Já cheguei a ir e não ter mais comida de jeito nenhum, as filas são enormes e a direção também não deixa que a gente saia para comprar comida, já que o horário de saídas é só de 17horas às 20horas. Já é difícil estar acompanhando uma pessoa doente, vindo de outro município com pouco dinheiro e ainda temos que passar por isso”, relata.

Segundo os pacientes, o horário determinado para a refeição dos acompanhantes é de 12h50 a 13h30. Mesmo chegando às 13horas, os acompanhantes relatam que parte das guarnições já começam a faltar.

Direção do HGV - NOTA

O Serviço de Nutrição e Dietética do HGV fornece em média três mil refeições/dia, incluindo pacientes, acompanhantes e servidores. Apesar de programar alimentação para essa quantidade de pessoas e buscar a excelência em todo o processo de trabalho, reconhece que, em alguns momentos, podem ocorrer atrasos na produção de alguma guarnição, especialmente devido ao grande volume necessário.

Com relação ao horário de abertura do refeitório, vale ressaltar que antes de atender aos acompanhantes, precisa fornecer refeições aos servidores plantonistas da instituição e a estrutura física não suporta atender todos ao mesmo tempo. O que justifica necessitar de estratégias como horário diferenciado para a distribuição das refeições aos comensais. 

O refeitório tem capacidade de atendimento de apenas 68 comensais (servidores e acompanhantes) a cada quinze minutos, em média. Desse modo, é necessário e inevitável a formação de filas para que possamos organizar o melhor atendimento a todos. 

Informamos que o SND do HGV refeições utiliza-se as Boas Práticas de Fabricação de Alimentos de forma que as refeições servidas tenham qualidade higiênico –sanitária satisfatória.

Dessa forma, se faz necessário compreensão para ocorrências esporádicas como as enunciadas na matéria original.

Por: Glenda Uchôa
Mais sobre: