Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

35 guardas municipais são suspensos por fazerem greve no dia do Corso

Enquanto são investigados, os servidores serão afastados de suas atividades por 45 dias

09/02/2018 12:00

Os guardas municipais que aderiram à paralisação de 72 horas, realizada de 01 a 03 de fevereiro, foram afastados de seus cargos temporariamente por descumprimento de ordem judicial. Ao todo, 35 servidores não compareceram ao trabalho no dia do Corso de Teresina, que aconteceu no último sábado (03).

A decisão e a lista com os nomes dos guardas suspensos foi publicada no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (08), pela Secretária Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas.

Em conjunto com os agentes de trânsito, a paralisação começou na quinta (01). No final da tarde de sexta-feira (02), o TJ-PI decretou ilegalidade no movimento, afirmando que as categorias não poderiam fazer greve por serem essenciais à segurança pública. 

Os manifestantes decidiram continuar a paralisação até completar as 72 horas, retornando aos seus postos no domingo (04). Enquanto são investigados, os servidores serão afastados de suas atividades por 45 dias.

Em nota, a Prefeitura de Teresina informou que os Guardas Municipais estão respondendo por processos administrativos por diversos fatores, além do descumprimento da decisão judicial que considerou a paralisação da categoria como ilegal. "Chegaram denúncias na Corregedoria da Guarda Municipal informando que os mesmos estavam participando das manifestações armados, o que é vedado. Como medida administrativa, a Semcaspi fez o acautelamento das armas e as mesmas estão sendo entregues aos guardas apenas em serviço", diz o texto. 

A prefeitura destacou também que a Guarda Municipal integra o conjunto de instituições de segurança que, pela legislação, são proibidas de grevar, a exemplo do que acontece com a Polícia Militar, além de que os servidores ainda estão em estágio probatório. "A abertura dos processos administrativos envolve 63 guardas que tiveram os afastamentos por períodos diferentes, entre 15 e 45 dias, dependendo da gravidade das denúncias recebidas, para que houvesse mais lisura no processo investigatório pela comissão formada pela Semcaspi. Todos eles terão direito a defesa e ao contraditório", conclui a nota.

Confira a lista completa dos suspensos. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Geici Mello
Mais sobre: